Logo
Imprimir esta página

Os erros mais comuns em planejamentos empresariais segundo especialista

Rebeca Toyama conta o que os empresários podem fazer de diferente para alcançar melhores resultados em 2019

Final de ano é uma época marcada por metas e planejamentos, especialmente para quem possui – ou pretende possuir – um negócio próprio, no ano que está por vir. Com as recentes mudanças políticas, os economistas projetam um crescimento de 2% para a economia do Brasil, mantendo uma recuperação lenta em 2019. Desta forma, o empresário precisa estar preparado para esse cenário pouco otimista em seus projetos.

Mesmo com muitas dicas e farta bibliografia sobre como administrar empresas de grande ou pequeno porte, com planejamento financeiro, estratégias de marketing, tutoriais na internet, entre outras. É preciso lembrar que, por trás de todo negócio – novo ou antigo – estão pessoas, segundo explica Rebeca Toyama, especialista em desenvolvimento humano.

“Então, de nada adianta seguir todos os passos das ‘listas milagrosas’ para criar um bom planejamento empresarial, se não conseguir cumprir o que está descrito. Empresários, líderes e funcionários que ocupam cargos altos precisam ter em mente os próprios limites como pessoa, profissional e empresa. Caso contrário, será tão ineficiente quanto não ter feito qualquer planejamento”, aconselha Rebeca.

Outro erro muito comum é esquecer que, não só o líder da empresa é um ser humano, como os outros funcionários também, com virtudes e fraquezas. É preciso fazer as projeções orçamentais, de resultados e vendas com uma margem de erro, bem como é aconselhável criar uma contenção de risco, pois pessoas cometem erros, ficam doentes, têm dias ruins e contratempos.

“É costumeiro criar um plano que, se a empresa seguir de acordo, vai atingir o crescimento ou meta esperada. No entanto, na hora de criar um planejamento empresarial, é importante lembrar que ninguém é perfeito, e os processos de qualquer empresa são feitos por pessoas. Nenhuma operação é capaz de atingir uma meta constante e sem defeitos, e a projeção deve prever essa oscilação”, complementa a especialista.

Além disso, para Rebeca, da mesma forma que metas pessoais, empresários precisam ser realistas e assumir responsabilidades, pois “de nada adianta culpar o governo, a crise econômica ou as nuances do mercado pelos seus problemas”. Assim, o empreendedor assume o controle do próprio negócio e, de acordo a especialista, não perde tempo procurando outros a quem culpar.

“Não faz parte da nossa cultura, para a grande maioria das pessoas, pensar em um planejamento e se preparar para investimentos, contratações, perda de clientes ou mudança de escritório. A tendência é ir resolvendo conforme as mudanças vão sendo demandadas, sem nenhum tipo de preparo para a empresa. Então, quando surge um problema, o empresário coloca a culpa na economia, no cliente que saiu, em um funcionário, etc. ao invés de solucionar a questão e evitar que ela se repita”, finaliza a especialista.

Sobre Rebeca Toyama

Rebeca Toyama é palestrante e formadora de líderes, coaches e mentores. Fundadora da Academia de Coaching Integrativo, sócia-coordenadora da Academia de Planejamento Financeiro da GFAI, coordenadora do Programa de Mentoring associada a Planejar (Associação Brasileira de Profissionais Financeiros) e fez parte da Comissão de Recursos Humanos do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
Colunista do Programa Desperta na Rádio Transamérica e do blog Positive-se, colaboradora do livro Coaching Aceleração de Resultados, Coaching para Executivos. Integra o corpo docente da pós-graduação da ALUBRAT (Associação Luso-Brasileira de Transpessoal) e Instituto Filantropia. Coach com certificação internacional em Positive Psychology Coaching e nacional em Coaching Ontológico e Personal Coaching com o Jogo da Transformação.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto