Logo
Imprimir esta página

Cinco dicas para quem deseja utilizar crowdfunding para abrir uma startup

Sistema de financiamento coletivo permite empreendedores a tirar projetos do papel e realizar o sonho de abrir o próprio negócio

Por muito tempo, a expressão crowdfunding confundia-se com "vaquinha virtual", ou seja, iniciativas para arrecadar uma quantidade de dinheiro para um objetivo específico, normalmente uma causa social. Entretanto, esse conceito envolve muito mais do que isso - não à toa que se tornou uma opção interessante para quem deseja abrir uma startup e precisa conseguir financiamento para tirar a ideia do papel. Surgiu o equity crowdfunding, voltado justamente para o ambiente empresarial e que, ao invés de brindes ou aquisição do produto, o investidor recebe uma contrapartida do investimento realizado, como participação societária ou título de dívida conversível. Confira cinco dicas para aproveitar essas plataformas e finalmente realizar o sonho de abrir o próprio negócio:

Rede de contatos - é um dos maiores benefícios do crowdfunding. O sistema de financiamento coletivo permite um networking maior para a startup que está começando. Investidores satisfeitos com o produto ou serviço oferecido trazem clientes ou até outros financiadores, se colocam à disposição para ajudar ou simplesmente encorajam os profissionais a continuarem com o bom trabalho.

Simples e rápido - esqueça os contratos, negociações demoradas e o processo burocrático que envolve o investimento de capital em empresas. É um modelo bem mais rápido e eficiente, inspirado na confiança e na causa envolvida. No crowdfunding, o investidor não está de olho apenas no retorno financeiro, mas naquilo que a nova empresa pode oferecer à sociedade.

Habilidade para "se vender" - nesta modalidade não há o contato direto, rosto a rosto, entre o empreendedor e o investidor. Logo, a startup precisa "se vender bem" para os interessados, ou seja, passar confiança, seriedade, eficiência no produto e onde deseja chegar no futuro (pontuando os meios para chegar até lá). Produção de vídeos institucionais, um plano de negócios, realização de webinars e movimentação da marca nas redes sociais e veículos de comunicação são passos essenciais para isso.

Sempre uma aposta - entenda que a natureza do investimento em startup é de alto risco. Assim, os títulos de dívida conversíveis (TDC) emitidos por meio do crowdfunding não oferecem qualquer garantia. Entretanto, os ganhos podem ser estratosféricos: o investidor terá um documento que irá se valorizar com a empresa. O ganho é sempre proporcional ao risco: quanto mais arriscada for a operação, maior será o lucro.

Estudo da regulamentação - por muito tempo havia a dúvida se o investimento levantado em plataformas de financiamento coletivo era legal do ponto de vista jurídico. Para resolver essa questão, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou a operação das plataformas de investimento participativo para a realização de ofertas publicadas por meio da Internet. A determinação surgiu em julho de 2017 e, desde então, administra o setor no país, oferecendo um maior arcabouço jurídico para as empresas envolvidas.

* Vinicius Ferraz é Cofundador e CEO da Solar21, startup fundada em Brasília e que oferece uma solução pioneira: o aluguel de sistema solar fotovoltaico a custo ZERO de investimento.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto