Logo
Imprimir esta página

Investidores apostam em alta do mercado de fundos imobiliários

Em um cenário de expectativa de retomada do crescimento econômico do país após as eleições, o mercado de fundos imobiliários deve apresentar bons resultados. Apesar do IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) ter demonstrado uma queda de janeiro a junho, o apetite de investidores tanto nacionais quanto internacionais tem se mostrado sólido.

Em um cenário de expectativa de retomada do crescimento econômico do país após as eleições, o mercado de fundos imobiliários deve apresentar bons resultados. Apesar do IFIX (Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários) ter demonstrado uma queda de janeiro a junho, o apetite de investidores tanto nacionais quanto internacionais tem se mostrado sólido.

Segundo sócio-fundador da gestora Vision Brazil Investments Fabio Greco, fundos imobiliários costumam ter carteiras de clientes voltadas ao longo prazo, o que contribui para investimentos menos voláteis que a Bolsa de Valores. Por isso, esse modelo de investimento é uma alternativa para capitalizar empresas em setores muito afetados pela crise econômica e funciona como modo de escapar da recuperação judicial.

O modelo ainda se apresenta como fundos de “turnaround” – que buscam o estabelecimento da saúde financeira de empresas com bom potencial, mas afetadas por restrições de curto prazo em função de crises (internas ou externas).

“Após a crise econômica que atingiu o país nos últimos anos e com a insegurança do cenário nacional, investidores especializados em mercado imobiliário estão flertando com os setores com tendência de recuperação mais rápida na saída da crise”, ressalta.

O setor também tem atraído investidores internacionais, especialmente porque as aplicações feitas por eles em cotas de fundos de investimentos imobiliários negociadas em bolsas de valores possuem benefícios fiscais, afirma Greco.

O Fundo Imobiliário conta ainda com isenção do Imposto de Renda sobre os rendimentos mensais recebidos – ao contrário do que ocorre quando o investimento é feito em um imóvel que resulta em tributos pelo pagamento do aluguel. Além disso, não é necessário gastar com diversas taxas como reconhecimentos de firma, ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis), taxas de certidões e escritura – que geram gasto de cerca de 5% do valor do imóvel, segundo Greco.

De acordo com Amaury Fonseca Junior, sócio-fundador da Vision, as transações têm como atrativo ainda a transparência, já que as negociações das cotas são realizadas normalmente no ambiente da Bolsa de Valores.

Fonseca também aponta para o baixo risco de inadimplência, já que há a possibilidade de comprar cotas de vários fundos, inclusive dos que atuam em segmentos diferentes, como hotéis, shoppings e imóveis residenciais ou comerciais. “Com esta diversificação, o risco de inadimplência ou vacância também pode diminuir consideravelmente.”

O investimento em empreendimentos imobiliários pode ser feito por qualquer pessoa, por meio de cotas, de acordo com a disponibilidade financeira, e o investidor não precisa se preocupar com a parte burocrática da administração dos imóveis. “Nesse caso, o Fundo de Investimento Imobiliário é quem se responsabiliza por essas questões, como a manutenção, a cobrança e a renovação de contratos e recolhimento de impostos”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto