Logo
Imprimir esta página

Empresas suecas projetam investimentos e geração de empregos no Brasil

Pesquisa da Câmara do Comércio Sueco-Brasileira aponta o otimismo das companhias suecas para ampliar a presença no país a partir do próximo ano

Anualmente, a Câmara do Comércio Sueco-Brasileira (Swedcham Brasil) divulga o Swedish Business Climate in Brazil, pesquisa que avalia o grau de interesse de negócios das empresas suecas presentes no Brasil. Nesta oitava edição, o levantamento, que contou com a participação de 72 empresas e foi realizado em parceria com a LLORENTE Y CUENCA, consultoria de comunicação corporativa, e do Team Sweden Brazil, grupo formado pela Embaixada da Suécia, a Swedcham (Câmara do Comércio Sueco-brasileira), Consulados e Business Sweden resultou em projeções futuras de mercado positivas.

Assim como em 2017, a maioria das companhias suecas mostraram otimismo com as perspectivas de retomada da economia. O relatório aponta que mais de 72% das companhias pesquisadas estudam ampliar as suas atividades no Brasil e preveem crescimento para a sua operação nos próximos três anos.

Segundo a pesquisa, 65% das empresas se mostraram satisfeitas ou muito satisfeitas com o ambiente do país. Este ano 52% das organizações conseguiram aumentar seu market share e 34% prevê uma presença acima de 40% para os próximos três anos. Esta percepção antecipa um 2019 com muitas oportunidades de geração de empregos e investimento.

"Este foi um ano de retomada da economia e as empresas conseguiram acompanhar este crescimento, conquistando mais espaço e influência no mercado", aponta Jonas Lindström, diretor executivo da Swedcham.

Apesar de 95% estarem localizadas na região Sudeste, metade delas pretende estender seus negócios para outras regiões, especialmente Nordeste e Centro-oeste do Brasil. Para o diretor da Swedcham, "este é um efeito que veremos nos próximos anos, pois o desenvolvimento destas regiões e as vantagens competitivas atraem interesse de muitas empresas que querem crescer no país".

As principais razões apontadas para o otimismo foram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e as reformas tributária e trabalhista em curso, bem como o progresso da infraestrutura do país, enquanto o ambiente regulatório e as questões tributárias foram apontados como os principais entraves para o desenvolvimento. O relatório também chama atenção para o fato de a corrupção ser percebida como menos desafiadora, tendo como possível explicação a Operação Lava Jato.

O otimismo das companhias com o cenário econômico se confirma com a percepção de que a chegada de um novo governo favorecerá o ambiente de negócios no Brasil. Cerca de 84% delas acreditam que o novo governo irá atrair mais investimentos do exterior a partir de 2019.

"Recentemente, os grupos suecos passaram pelos momentos mais desafiadores da história da economia brasileira. Agora eles estão otimistas com os sinais e as grandes linhas econômicas da equipe do governo eleito", comenta Lindström. "O Brasil sempre foi visto por estas companhias de alcance global como um mercado de grandes oportunidades de crescimento, e a percepção da mudança no cenário econômico traz de volta o otimismo no mercado nacional", completa o executivo da Swedcham.

Geração de empregos

Em 2017, 46% planejavam aumentar seu número de empregados em 2018. Este ano, 45% efetivamente cumpriu com o esperado e aumentou seu quadro de colaboradores. O panorama futuro se mostra ainda mais otimista quando mais de 62% destas empresas planejam aumentar o número de empregados nos próximos três anos.

Presentes em mais de 17 setores da economia, as empresas suecas são, atualmente, responsáveis por 130 mil empregos diretos e indiretos em todo o Brasil, sendo a maioria destas vagas nos segmentos de engenharia e automotivo.

Ainda no âmbito dos empregos, 72% delas consideram importante ou muito importante o Brasil em sua rotatividade global. Por isso, elas estão investindo cada vez mais na criação e desenvolvimento de uma cultura empresarial com valores e que seja de longo prazo.

Um grande desafio nesta área ainda é a ampliação da presença das mulheres em cargos de comando dentro das organizações. Hoje, elas representam 27% da força de trabalho e apenas 22% possuem posições de liderança. O número é certamente maior do que o registrado em 2017, quando apenas 19% das vagas de chefia eram ocupadas por mulheres. Porém, ainda está muito longe dos níveis adequados de igualdade.

Compromissos sociais

Assim como no último ano, a preocupação com a responsabilidade social nas estratégias corporativas está em crescente evolução. Atualmente, 78% das empresas contemplam atividades na área, principalmente voltadas a compliance e transparência dos processos.

Como reflexo da cultura social e empresarial sueca, as subsidiárias presentes no Brasil apresentaram maior compromisso com as ações ligadas à sustentabilidade e ao seu impacto ambiental de atuação.

A 8° edição da Swedish Business Climate in Brazil contou com apoio do Team Sweden Brazil, grupo formado pela Embaixada da Suécia, a Swedcham (Câmara do Comércio Sueco-brasileira), Consulados e Business Sweden.

Sobre a Câmara de Comércio Sueco-Brasileira

A Swedcham Brasil (Câmara de Comércio Sueco-Brasileira) representa os interesses comerciais sueco-brasileiros no Brasil e na Suécia, além de manter estreito contato com departamentos do governo sueco em todos os níveis. A Swedcham Brasil também é associada à Câmara Europeia, que congrega todas as Câmaras de Comércio europeias estabelecidas em São Paulo.

Fundada em 1953, é provida exclusivamente por contribuições dos associados e fundos oriundos de uma série de atividades organizadas e realizadas pela Câmara. Oferece a seus associados e à indústria apoio valioso por meio de sua influência, convívio e particularidade de conhecimento das relações políticas e socioeconômicas Brasil-Suécia. Os associados desfrutam de infraestrutura moderna e adequada, rede de contatos e negócios, bem como atividades desenvolvidas exclusivamente para aprimorar e apoiar os mercados brasileiro e sueco.

Sobre a LLORENTE & CUENCA

A LLORENTE & CUENCA é a consultoria líder em gestão de reputação, comunicação e assuntos públicos na Espanha, Portugal e América Latina. Possui 20 sócios e mais de 500 profissionais, que prestam serviços de consultoria estratégica a empresas de todos os setores de atividade, com operações voltadas para o mundo de língua espanhola e portuguesa.

Atualmente, possui escritórios na Argentina, Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), Colômbia, Chile, Equador, Espanha (Madri e Barcelona), Estados Unidos (Miami, Nova York e Washington, DC), México, Panamá, Peru, Portugal e República Dominicana. Além disso, opera em Cuba e oferece seus serviços por meio de empresas afiliadas na Bolívia, Paraguai, Uruguai, Venezuela, Costa Rica, Guatemala, Honduras, El Salvador e Nicarágua.

As duas principais publicações do setor colocam a LLORENTE & CUENCA entre as mais importantes empresas de comunicação do mundo. É o número 51 para receitas mundiais, de acordo com o PRWeek Global Agency Business Report 2017 e ocupa o 57º lugar no Ranking Global 2017, preparado pelo The Holmes Report.

Entre os prêmios conquistados pelos resultados para a reputação e os negócios de seus clientes incluem a Agência Melhores do Ano 2017, como classificado pelo anunciante, e o prêmio como Agência do Ano na América Latina (Latin Excellence Awards americanos 2017).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto