Logo
Imprimir esta página

Seminário discute a endometriose e o tratamento da doença na Baixada Santista

Seminário discute a endometriose e o tratamento da doença na Baixada Santista

Mais de cem pessoas se reuniram na Câmara Municipal de Santos no Seminário sobre Endometriose. Mulheres que vieram em busca de informações da doença e principalmente tirar dúvidas sobre sintomas e tratamento. O encontro foi organizado pela vereadora Audrey Kleys, Progressistas, e contou com a participação do médico especialista no assunto, Dr Guilherme Karam, a psicóloga Mariana Muniz de Souza Santos, o secretário de saúde, Fábio Ferraz, e Flávia Marcelino, do grupo EndoMulheres.

Uma importante discussão sobre esse tema que aflige, no Brasil, mais de 7 milhões de mulheres sofrem de endometriose! Número alarmante e que pode ser maior por conta da demora do diagnóstico. Na Baixada Santista cerca de 50 mil têm endometriose. Mas infelizmente não há na região tratamento da doença pelo SUS, o que dificulta a rotina dessas pacientes quando necessitam de consultas ou intervenções médicas.

Foi por meio dessa demanda que a vereadora abraçou a causa. Procurada por representantes do movimento EndoMulheres, Audrey deu início a uma luta para levar às autoridades de saúde a necessidade de maior atenção ao tema.

Em visita à Brasília, conversou com o Ministro Gilberto Occhi sobre a necessidade de recursos para a implantação do tratamento na Baixada Santista. Lá, técnicos indicaram os trâmites que já foram encaminhados ao DRS IV, Departamento Regional de Saúde, órgão ligado ao Estado. Com apoio da secretaria de saúde, estão sendo feitas propostas de protocolo de atendimento, que serão analisadas pelo Comitê De Intergestores da Região, e depois por um comitê tripartite. Dessa forma, será possível realizar o pedido de verbas ao Ministério da Saúde.

Além do tratamento gratuito, a vereadora entende também que é necessário levar o assunto ao conhecimento do maior número de pessoas possível. Em março, será realizada a EndoMarcha em Santos. O movimento, que já acontece na Capital, agora será realizado na cidade para agregar mais pessoas a esta causa. A ideia é manter os seminários e está prevista também, para o ano que vem, a realização de uma audiência pública para a criação de uma frente parlamentar na Câmara Federal, com o apoio do deputado Ricardo Izar, para que o assunto seja debatido de forma que esses recursos cheguem e a região possa oferecer um acompanhamento e tratamento dignos às portadoras dessa doença.

Autoria: Vanessa Machado - Gabinete Audrey Kleys


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto