Logo
Imprimir esta página

Quando o atendimento robotizado pode espantar o cliente

Todo o investimento em marketing pode ir por água abaixo quando o discurso é muito engessado

Quem nunca passou por situações constrangedoras ao tentar obter algum atendimento telefônico de um banco ou laboratório de análise? Com pressa para solucionar um problema em sua conta-corrente ou no agendamento de um exame médico, você é obrigado a ouvir um longo discurso eletrônico e ainda ficar digitando números para, quem sabe, finalmente ouvir a voz de um atendente ao telefone. Algumas vezes você escuta tudo e — sem entender as coordenadas — a ligação simplesmente encerra quando a gravação acaba.

É certo que a tecnologia da telefonia veio para ficar e facilitar a vida de empresas e clientes, porém até mesmo essas ferramentas precisam ser modernizadas para que o cliente não fique tão irritado, podendo até trocar de fornecedor por não ter um atendimento mais simplificado e humano. Hoje o tempo das pessoas anda escasso e elas buscam mais agilidade e menos burocracia quando precisam solucionar algo, comprar, marcar uma visita e até mesmo adquirir mais informações. Pensando por esse prisma, o excesso de robotização pode espantar a clientela e, ainda, passar uma imagem errada da companhia, seus serviços e produtos.

Algo que também precisa ser repensado são aqueles atendimentos de telemarketing, que — por mais que sejam humanos — seguem uma espécie de script e quando questionados de algo que não esteja no roteiro, simplesmente ignoram, dando respostas incoerentes ou, pior ainda, transferem a ligação para outro atendente. E, assim, a pessoa pode passar longos minutos esperando (com a famosa musiquinha de gás ao fundo) ou enfrentar a saga de ser transferido para vários outros atendentes até conseguir o que almeja.

Em empresas de inúmeros segmentos, é comum perceber que os funcionários sabem responder apenas às perguntas mais básicas relacionadas ao negócio, e quando os questionamentos são mais aprofundados, eles se perdem pois, além de não saberem responder também não sabem direito para quem devem passar a ligação.

Não que seja preciso abandonar as gravações (ferramentas de telefonia) que direcionam os interesses das ligações, o que é preciso fazer é tornar essa robotização o mais breve e menos aborrecida possível. Dessa forma, o cliente passará com mais suavidade nessa primeira fase do atendimento. E quando entrar um atendente, também é fundamental entender o público daquele estilo de serviço ou produto e tornar o discurso "menos decorado" e automático, para algo mais humano, simpático, convincente e palpável para as pessoas que ligarem ou forem procuradas através de uma ligação da companhia.

Muitas empresas investem pesado em marketing, propaganda, Google AdWords, entre tantas outras coisas que podem atrair cliente em potencial ao negócio; mas não percebem que perdem esse investimento na hora do primeiro atendimento telefônico. O slogan "a primeira impressão é a que fica" vale muito para o atendimento telefônico e para o atendimento presencial.

Há uma tendência muito grande das A.I. (artificial intelligence) substituír o atendimento operacional de um Call Center. Muitas pessoas podem ver isso como a escassez dos empregos, e é verdade. Mas se o atendente se comporta como um robô, como não esperar que seja substituído por um? Assim como em qualquer advento tecnológico, há riscos! Mas, também oportunidades. Aquela empresa que entender que agora o jogo mudou, e deve sim apostar na autonomia, ousadia, criatividade e desenvolvimento do pensamento estratégico de seus atendentes, vai estar na frente na corrida pela memória do cliente. Deixe que as máquinas otimizem as operações, as conexões emocionais sempre serão fruto de trabalho humano.

Artigo de:

Robson Costa, CEO da Encanto


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto