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Como Os Varejistas Online Devem Se Preparar Para Vender Mais Na Black Friday?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Paula Yokoyama
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*Felipe Rodrigues

O varejo em geral já começa os preparativos para a Black Friday 2018, uma das datas mais emblemáticas em todo o mundo em que as lojas, sejam elas físicas ou online, aplicam descontos importantes nos mais variados tipos de produtos. Algumas marcas optam por extrapolar a sexta-feira e promovem a Black Week ou o Black Month. Todas as ações são válidas, desde que haja planejamento e descontos reais para os consumidores.

De acordo com um estudo realizado pelo BlackFriday.com.br feito com mais de 1.900 pessoas durante o mês de outubro de 2017, 52,5% das pessoas compram exclusivamente por meio de e-commerces, enquanto 10,7% seguem preferindo apenas as lojas físicas e 36,7% compram onde encontrarem uma boa oportunidade, sem se importar se a loja é física ou virtual. Os números mostram que o contingente de consumidores que buscam as lojas online é importante. Mais do que isso, revelam que é preciso fazer um bom planejamento para que a ocasião seja relevante para as empresas. Ou seja, que consigam lucrar com as vendas e, mais do que isso, que atraiam novos clientes e ofereçam experiências de compra marcantes e positivas para que as pessoas comprem novamente e se tornem fieis à loja.

Claro, não é simples atingir esses objetivos. Será preciso muito trabalho, engajamento de equipe e envolvimento, inclusive, de parceiros e fornecedores. Um bom primeiro passo é começar a pensar na data com antecedência. Um bom planejamento vai refletir diretamente no resultado da ação para a data. Recomendo, por exemplo, que os lojistas verifiquem seus estoques e se certifiquem quanto à disponibilidade de produtos. Essa pode ser, por exemplo, uma boa ocasião para fazer queima de estoque em caso de produtos que não tiveram “saída” anteriormente.

Outra medida importante é conversar com o time de logística, tanto interno quando externo. Se necessário, criem, em conjunto, planos para que não ocorram problemas com atraso nas entregas. É interessante prever cenários e desenhar saídas para essas situações. Muitas pessoas aproveitam a Black Friday para comprar presentes para o Natal, então, é importante que haja a garantia que os produtos chegarão antes dessa data.

Também vale ter em mente que essa é uma oportunidade de ouro para atrair e conquistar novos clientes: aqueles que não conhecem a loja ou que não compraram nela anteriormente ao fazer comparação de preços, por exemplo. Para não perder oportunidades, além de fazer um bom benchmarking é interessante garantir que não haja problemas de navegação em caso de muitos acessos simultâneos à loja online. Vale ter um profissional de TI de plantão, especialmente na noite e madrugada da Black Friday, para resolver rapidamente qualquer eventualidade.

Também é recomendado ter um time de atendimento preparado para sanar dúvidas e auxiliar os clientes no momento de efetuar as compras inclusive durante a madrugada, quando o número de pessoas acessando as lojas tende a crescer.

Agora, atenção! Um dos aspectos mais relevantes a respeito da Black Friday é a questão do preço dos produtos. O consumidor está atento e pesquisando os itens que quer adquirir há tempos. Portanto, muito cuidado com os valores praticados atualmente e os que serão anunciados na Black Friday. Não aumente o valor dos produtos agora ou use qualquer outro artifício que “engane” o consumidor. Garanta que o desconto será real. Além disso, também é importante tomar cuidado com o valor do frete. Não adianta oferecer desconto no produto e embuti-lo no frete, ok?

Uma forma inteligente de preparar os clientes para a Black Friday é fazer com que eles saibam antes quais serão os produtos em promoção. Comece a anunciar a participação da loja na Black Friday com algumas semanas de antecedência. Um bom meio para isso é o e-mail marketing. Seja criativo e ofereça pequenas “pílulas” do que será possível adquirir com descontos. Faça comunicações inteligentes. Vale, por exemplo, avaliar o histórico de compras de quem já é cliente da sua loja e, se possível, oferecer produtos relacionados na Black Friday com descontos especiais para esse consumidor específico. Ele se sentirá prestigiado e lembrado pela loja. Essa é uma boa forma de firmar relacionamento e fidelizar clientes.

Por fim, trabalhe com seu time para fazer com que a Black Friday seja positiva para todos e para que sua loja não se enquadre entre as lojas que fazem “Black Fraude”. Uma reputação manchada dificilmente é recuperada. Bom planejamento e boas vendas!


*Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e CEO do ENVIOU, suíte de ferramentas que ajudam os e-commerces a vender mais.


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