Brasil,

Da CLT para o CNPJ

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ludmila Amaral
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

*Por Eduardo L'Hotellier, CEO e fundador do GetNinjas

O país se encontra em um momento onde o número de brasileiros que trabalham por conta própria ou em vagas sem carteira assinada é maior do que o dos que têm um emprego formal, de acordo com dados divulgados pelo IBGE. Somente no ano passado, foram 34,31 milhões de profissionais autônomos contra 33,32 trabalhando sob o regime de CLT.

Sabemos que, em alguns casos, freelancers e profissionais autônomos optam por não ter um chefe direto, pois querem maior flexibilidade de local e horário de trabalho e também evitar o trânsito dos grandes centros urbanos, além de conseguir ter um maior controle sobre o dinheiro que entra. Porém há, principalmente, os que trabalham por conta própria por necessidade de se reinventar em um momento de crise, por exemplo. Apenas no final de 2017, o índice de desemprego no Brasil chegou a 11,8%, de acordo com o IBGE, que estima que 12,3 milhões de pessoas estão fora do mercado de trabalho, sendo o maior índice registrado desde 2012.

Na contramão dessa situação, o GetNinjas vê crescer a passos largos o número de profissionais cadastrados na plataforma. O total de prestadores de serviços no aplicativo subiu 65% entre 2017 e 2018. Hoje, já são mais de 500 mil pessoas usando o app em mais de 3 mil cidades do País. Vemos um número cada vez maior de pessoas que entraram na plataforma buscando uma renda extra e hoje já consideram como principal fonte de renda.

Esse é o caso de Vania Finardi Bento, uma dona de casa que resolveu se cadastrar no GetNinjas após o marido ficar desempregado em 2016. Hoje, os dois trabalham anunciando serviços por meio do aplicativo, cada um em um segmento, enquanto Vania realiza serviços de diarista e passadeira, o marido comanda as limpezas pós-obra. Ambos atendem mais de 15 casas por semana e esta demanda só aumenta a cada mês. O GetNinjas foi a principal ferramenta de trabalho de Vania e, como ela mesmo diz: "o aplicativo me trouxe os clientes para que eu tivesse a chance de fazer minha reputação no mercado."

Hoje, nós temos mais de 64 mil profissionais como a Vania, cadastrados na categoria Diarista dentro do aplicativo, sendo que 98% deste total são profissionais sem CPNJ. Além disso, entre os 517 mil profissionais cadastrados entre as 200 categorias no GetNinjas, somente 10% possuem CNPJ. O que significa que estamos lidando com uma maioria massiva de profissionais autônomos buscando nosso app como fonte de divulgação dos seus serviços.

Atualmente, o trabalho no Brasil está sendo impulsionado por autônomos, porém esse tipo de profissional ainda encontra muitas dificuldades no meio do caminho. Por exemplo, o problema ao encontrar clientes por conta própria. É neste contexto que plataformas de serviço como o GetNinjas auxiliam os profissionais neste atual cenário do país, onde eles acabam tendo uma maior confiança em escolher clientes e formas de trabalhar que mais se adapte no seu perfil e necessidade.

Meu conselho àqueles que trabalham por conta própria por necessidade ou optaram por ser profissionais autônomos é: lembre-se que você é seu próprio empregado e chefe. Portanto, é preciso manter uma boa organização da empresa, mesmo que ela seja composta por uma pessoa só: você. Há a liberdade, independência e ganhos maiores a curto prazo. Porém, responsabilidade, aprimoramento e atenção devem fazer parte da rotina do autônomo também, pois não é fácil manter tudo funcionando e ultrapassar os cinco primeiros anos do negócio.

Sobre Eduardo L'Hotellier
Eduardo L'Hotellier é fundador e CEO do GetNinjas, o maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil. Formado em Engenharia da Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) e pós-graduado em finanças na COPPEAD, iniciou a trajetória como empreendedor aos 26 anos. Em menos de quatro anos de gestão, Eduardo trouxe R$ 47 milhões em aporte financeiro para sua empresa de investidores latino-americanos e norte-americano. Ele foi eleito pela Revista Época Negócios um dos 40 executivos com maior destaque com menos de 40 anos e pela Revista VIP como um dos CEOs mais promissores do Brasil. Em 2017, o GetNinjas foi eleito também pela Revista Forbes como uma das empresas mais promissoras do país. Antes de se tornar um empreendedor, ele atuou na Mckinsey Company e Bain Company, onde teve experiência com consultoria estratégica, e pela Angra Partners, atuando no setor de Private Equity e M&A.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar