Logo
Imprimir esta página

4 formas de tornar suas reuniões muito mais produtivas

4 formas de tornar suas reuniões muito mais produtivas

Quando o assunto é reunião de trabalho, você é capaz de extrair o melhor das pessoas que participam? Pesquisadores estimam que gastamos 37% do nosso tempo em reuniões, mas metade desse tempo é completamente desperdiçado. Então, como aproveitar melhor esse momento e estimular a equipe a sair da reunião pronta para arregaçar as mangas? "Sempre há coisas que você pode fazer para tornar suas reuniões mais assertivas, estimulantes e transformá-las em uma experiência agradável", afirma Villela da Matta, presidente da SBCoaching, master coach e formador de mais de 30 mil coaches.

O segredo para uma reunião de alto desempenho

Uma vez que você tenha as pessoas na sala, o segredo para uma reunião eficaz pode estar no cultivo do bom humor, acredite. Daniel Goleman, um dos principais pesquisadores mundiais em inteligência emocional e social, estima que 20 a 30% do desempenho dos funcionários é determinado pelo humor das pessoas. Por quê? Bem, a professora Barbara Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, descobriu que emoções positivas como interesse, admiração, orgulho, diversão e gratidão não apenas substituem nossos pensamentos ruins pelos bons, mas literalmente ampliam a forma como nossos cérebros estão funcionando. Trata-se de uma teoria chamada "broaden and build" (ampliar e construir). "Quando experimenta emoções positivas, a pesquisa sugere que seu campo de visão periférica é expandido para que você possa absorver cerca de 75% do que está acontecendo (em um clima neutro ou negativo chega a apenas 15%).. Isso porque seu cérebro é inundado com dopamina e serotonina, ajudando-oa criar e manter mais conexões neurais para que você possa organizar novas informações, pensar mais rápida e criativamente, tornar-se mais habilidoso em análises complexas, resolver problemas e criar novas maneiras de fazer as coisas", explica Villela.

Com seu cérebro se sentindo seguro, você pensa mais em como colaborar com as pessoas ao seu redor; o que não acontece quando está no modo de sobrevivência e pensando apenas no "eu". Fredrickson concluiu que as emoções positivas ajudam, também, a ampliar e construir nossas mentes para que possamos enxergar novas possibilidades, superar os contratempos, nos conectarmos melhor com os outros e usufruir de todo o nosso potencial.

Então, como é possível aplicar tudo isso na sua próxima reunião para criar um clima positivo? Villela da Matta sugere quatro pequenas mudanças que você pode adotar para obter resultados muito melhores em suas reuniões.

Comece com um aquecimento

Quando as pessoas chegam à reunião, suas mentes estão todas em estados diferentes, com base em onde estavam anteriormente. Para levá-las a um estado mental amplo, você deve injetar um pouco de positividade, perguntando "O que está funcionando bem?" ou compartilhando uma história engraçada ou positiva. Você ainda pode aplicar um breve teste ou jogo (relacionado à tarefa) para fazer as pessoas interagirem e se sentirem bem.

Planeje o conteúdo conscientemente

Estimular a ação é, geralmente, o objetivo da maioria das reuniões. Quando uma pergunta é feita, ela desencadeia a dopamina – uma das químicas boas que podem ser sentidas em nosso cérebro –, e começamos a imaginar o que pode ser possível, preparando-nos para a ação. Em vez de focar o conteúdo em longas explanações e declarações, tente se concentrar em perguntas que considere relevantes e, por meio delas, abordar os temas que pretende tratar.

Projete a reunião em torno dos pontos fortes das pessoas

Pense em quem participará da reunião e quais pontos fortes elas possuem. Lembre-se, quando temos a chance de usar nossos talentos, pesquisas indicam que estamos até seis vezes mais engajados no que estamos fazendo. Quais oportunidades você pode criar na reunião para as pessoas terem a chance de fazer o que fazem melhor e serem valorizadas por suas contribuições?

Termine com um final épico

Temos a tendência de nos lembrarmos mais dos finais de eventos, acontecimentos, conversas, etc. Portanto, certifique-se de que o fim da sua reunião seja revigorante e animado. Reserve um tempo para injetar um pouco de emoções positivas com uma apreciação sincera, uma atividade interativa, uma boa história, um vídeo instigante ou algum tipo de recompensa. As pessoas estarão mais propensas a se lembrarem de sua reunião com carinho e a aparecerem com entusiasmo da próxima vez!

"Ao adotar esses quatro passos simples, você será capaz de aumentar a participação em suas reuniões ao longo do tempo. As pessoas realmente vão querer estar integralmente presentes nelas. Muitas mãos alinhadas e comprometidas poderão fazer um trabalho de forma mais leve e conquistar resultados acima do esperado", finaliza.

Que tal começar a pensar no clima que você deseja criar para sua próxima reunião e quais emoções quer despertar?

Sobre a SBCoaching (Sociedade Brasileira de Coaching)

Fundada por Villela da Matta e Flora Victoria, precursores no atendimento de coaching no Brasil, a SBCoaching é hoje referência nacional e internacional na técnica. Com quase 20 anos de mercado, é integrante do LIDE e única empresa do segmento que oferece todo tipo de serviço e produto relacionado ao coaching. São 91 unidades, 300 funcionários, atendimentos e soluções corporativas realizados em 3 mil empresas, formações, especializações, treinamentos e eventos internacionais com realização própria, projetos de empreendedorismo social e um recente programa de microfranquias. Com mais de 30 mil formados em coaching, gestão, empreendedorismo, vendas, liderança e psicologia positiva, a SBCoaching é líder no mercado de formações em coaching e possui uma sólida e ativa rede de profissionais em sua base de alumnis. Como mais um diferencial, investe milhões em pesquisa e desenvolvimento e mantém um núcleo composto por profissionais com ampla formação acadêmica, responsável pela fundamentação de suas práticas, cursos, comprovações científicas das metodologias aplicadas, pesquisas, parcerias com universidades, institutos e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. Mais informações: www.sbcoaching.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto