Logo
Imprimir esta página

Bem-estar da pessoa com estomia depende de equipamentos de qualidade e suporte profissional

Milhares de brasileiros possuem estomias; a colostomia, realizada no intestino grosso, corresponde a 60% dos casos

“"As condições da estomia podem mudar ao longo do tempo e as soluções precisam se adaptar ao momento", afirma Luiz Tavares, presidente da Coloplast do Brasil

Cerca de 80 mil brasileiros possuem estomias, aberturas que funcionam como comunicação de um órgão ao meio externo. São diversas as situações que levam à realização deste procedimento: câncer, traumas abdominais, doenças inflamatórias intestinais, entre outras. A colostomia, realizada no intestino grosso, corresponde a 60% dos casos. O tema ganhou destaque com o candidato à presidência Jair Bolsonaro, que precisou de uma colostomia para evitar infecção.

Um terço das pessoas com estomias têm entre 40 e 59 anos. O uso de uma bolsa externa ligada ao intestino exige cuidados especiais, com o acompanhamento de uma equipe multiprofissional, com enfermeiros estomaterapeutas, nutricionistas, psicólogos, médicos especializados e apoio da família.

O paciente deve ter informações sobre sua condição, se a estomia é definitiva ou temporária. O intervalo para reversão da estomia temporária - como a de Jair Bolsonaro - pode variar de 1 a 4 meses, dependendo da causa primária e da região da cirurgia, da recuperação e condições clínicas. "Mas há quem saia do hospital sem conhecer o equipamento, sem saber trocar a bolsa, desconhecendo os direitos e recursos oferecidos", destaca a presidente da Sobest - Associação Brasileira de Estomaterapia, Maria Angela Boccara de Paula.

A pessoa com estomia tem direito ao acesso à bolsa coletora de qualidade, cuja indicação específica depende de quesitos como tipo de estomia e de efluente eliminado, idade e estilo de vida. O Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigado a fornecer gratuitamente as bolsas e outros materiais ao paciente, como uma pasta ou pó para proteger a pele.

"Apesar da portaria federal que regula o direcionamento dos materiais, nem todos os equipamentos que a pessoa com estomia precisa são contemplados e a distribuição é feita em número menor do que ela necessita com segurança", comenta Angela Boccara. O uso incorreto da bolsa ou a utilização por um tempo superior pode provocar dermatites, o que dificulta a reposição do equipamento, impactando na qualidade de vida.

A Coloplast, multinacional dinamarquesa presente há quase 30 anos no Brasil, mantém, desde 2010, o programa de suporte gratuito Coloplast Ativa. São 14 mil pacientes atendidos por ano, pelo 0800 285 8687, com orientações do pós-operatório à reabilitação em casa. "As condições da estomia podem se alterar ao longo do tempo e, consequentemente, as soluções precisam se adaptar a cada momento", afirma Luiz Tavares, presidente da Coloplast do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto