Logo
Imprimir esta página

Mais da metade da população brasileira não possui o hábito de poupar

Sem poupar e contando apenas com a previdência social, brasileiros colocam em risco sua aposentadoria

“A crise dos sistemas de previdência deverá redesenhar os incentivos a poupar ao mesmo tempo que irá contribuir para um maior interesse em educação financeira

De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 55% dos brasileiros não possuem o hábito de poupar dinheiro. No mês de junho, por exemplo, apenas 18% conseguiram poupar e a maioria terminou o mês sem qualquer reserva.

Outro dado importante da pesquisa é que 64% dos que poupam, usam a poupança como investimento e 25% guardam dinheiro em casa, sem saber que, com ajuda de gestoras independentes, até mesmo quem não possui muito capital pode também investir de forma mais rentável, aumentando consideravelmente esses valores que em casa ficam parados e na poupança não rendem o suficiente. Antigamente apenas quem tinha muito dinheiro poderia ser investidor, mas hoje, com uma boa assessoria, essa realidade é outra.

O brasileiro não possui o hábito de poupar e a principal justificativa é a baixa renda, que não permite que sobre dinheiro para poupar ou investir. De fato, quando a renda é muito baixa, os recursos são direcionados às necessidades básicas, dificultando alguma reserva, principalmente no caso de desemprego ou imprevistos.

Mas existe um grupo que não poupa porque nem pensa no assunto e negligencia sua saúde financeira, colocando em grande risco principalmente seu futuro. Mudar essa realidade, pode ser a solução não só para que o brasileiro tenha uma vida mais tranquila, mas também para garantir a estabilidade durante a velhice.

Segundo o Diretor de Gestão da Áfira Investimentos, Mauricio Pedrosa, o brasileiro precisa ter mais consciência sobre sua relação com o dinheiro e isso pode acontecer através da educação financeira: "A crise dos sistemas de previdência deverá redesenhar os incentivos a poupar ao mesmo tempo que irá contribuir para um maior interesse em educação financeira".

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), com o apoio do Datafolha, realizou um estudo que mostra que apenas dois em cada dez brasileiros (21%) dizem se planejar para a aposentadoria. Mesmo quando se discute sobre o déficit da previdência pública e uma possível reforma no setor, quase metade dos brasileiros (47%) espera contar com os recursos da previdência social para o sustento na aposentadoria.

A Áfira Investimentos é uma gestora de recursos financeiros independente fundada em 2017 por profissionais experientes do mercado financeiro. Seu objetivo é garantir que o dinheiro de seus clientes seja aplicado da melhor maneira possível, priorizando o acompanhamento dos investimentos e a comunicação aberta. Guiados pela transparência e simplicidade, a Áfira Investimentos garante a segurança, o atendimento personalizado e os interesses financeiros de cada cliente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto