Logo
Imprimir esta página

Está procurando emprego? Saiba como não errar no currículo

Está procurando emprego? Saiba como não errar no currículo

Especialista em gestão e liderança, Renato Grinberg lista algumas informações importantes para não ser desclassificado já na primeira fase

O cartão de visitas de um bom profissional é ter um currículo bem elaborado, sem erros discrepantes e em formato atraente para os recrutadores. Isso porque durante os processos de recrutamento, principalmente naqueles mais concorridos, muitos candidatos ficam de fora da primeira "peneira" por cometerem deslizes simples que os impedem de ter a oportunidade de participar das demais fase de entrevistas.

Segundo Renato Grinberg, especialista em gestão e liderança, é preciso atentar-se aos pequenos detalhes para não ser desclassificado logo no início. "Quando temos processos muito grandes e concorridos, os recrutadores têm pouco tempo para ler e avaliar os currículos. Dessa forma, se ele encontrar erros logo de cara, possivelmente o candidato não passará para a fase de entrevista", explica.

Ainda de acordo com o especialista, os erros mais visíveis são, por exemplo, ortografia incorreta, layout em desacordo ou objetivo profissional inadequado. Mas além disso, há também problemas de inconsistência de informações que são percebidos nas seguintes etapas do processo seletivo. "Muitos candidatos divulgam informações no currículo que não correspondem à realidade e isso é fatal durante a entrevista", afirma Grinberg.

Um levantamento realizado pela consultoria de recrutamento Robert Half, em 2017, apontou que 75% dos diretores de empresas brasileiras já deixaram de contratar candidatos por terem descoberto mentiras no currículo. Ainda segundo a pesquisa, as mentiras mais comuns em currículos de candidatos no Brasil são relacionadas à experiência de trabalho (56%), qualificações de ensino (46%), habilidades técnicas (44%) e idiomas (39%).

Para ajudar os candidatos que estão ou pretendem entrar em processos seletivos, seguem algumas dicas do especialista em gestão e liderança para não errar no currículo:

Cuidado com os erros de português
Tenha muita atenção com a gramática. Ortografia, concordância e coesão precisam estar impecáveis no currículo de um bom candidato. Qualquer pequeno deslize nessa parte pode ser uma chance a menos no processo seletivo.

Fique atento ao layout
Um bom currículo é aquele que tem fácil leitura. Informações embaralhadas, ordem cronológica incorreta ou confusões na aparência podem dar a impressão de que o profissional é um pouco confuso também. Em contrapartida, inovar demais no layout do currículo sem um objetivo claro tende a se tornar perigoso, pois pode passar a impressão de que o conteúdo do currículo é menos importante do que a sua diagramação. Por isso, se não quiser errar, aposte em modelos mais objetivos, simples e de fácil visualização para os recrutadores.


Alinhe o cargo com o objetivo profissional
Se o objetivo do profissional não tiver aderência com o cargo oferecido, ele pode não ser aprovado para a fase de entrevistas. Isso porque, se essas informações não estiverem em sintonia, o recrutador entenderá que o profissional se candidata para diferentes tipos de oportunidade, não tendo o perfil exato do que está sendo ofertado pela empresa.

Tenha consciência sobre o nível de fluência em outros idiomas
Muitos candidatos querem surpreender com o currículo e, muitas vezes, o nível de fluência em outros idiomas, algo muito procurado pelas empresas, não diz com a realidade. Isso pode demonstrar não somente que o candidato pode estar mentindo sobre suas qualificações, mas também que ele não tem clareza de suas habilidades.

Nunca minta sobre suas competências
A verdade sempre vem à tona. Por isso, não queime sua chance com o recrutador, pois você poderá nunca mais ser chamado para outros processos seletivos. Para os recrutadores, a atitude é tida como má fé e, com certeza, irá atrapalhar o profissional em outras oportunidades na empresa.

Sobre Renato Grinberg

Renato Grinberg é especialista em liderança e gestão de empresas, tendo passagem por grandes multinacionais nos EUA como a Sony Pictures e Warner Bros. Atualmente é diretor da BTS (consultoria global presente em 35 países) que trabalha com grandes empresas e start-ups de alto potencial. Grinberg é também autor de diversos livros, incluindo os best-sellers de carreira e negócios "A estratégia do olho de tigre" e "A excelência do Olho de Tigre" (editora Gente).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto