Logo
Imprimir esta página

A curiosidade de um bom perito

A curiosidade de um bom perito

* por Luciano Blessmann, engenheiro e diretor da Lautec Assist

Este é um case muito interessante de vivência profissional e que traz inúmeros ensinamentos e que vale ser compartilhado. Então, vamos lá: em uma tarde de sexta-feira de dezembro de 1995, após uma jornada de trabalho, já iniciando o fim de semana e o merecido descanso, percebi um movimento estranho no canteiro de obras existente em frente à minha casa, um ruído de retroescavadeiras e um movimento de caminhões caçambas fora do normal. Por óbvio, que a minha curiosidade e o meu instinto de perito me colocaram em ação novamente ̶ e até esqueci o fim de semana que se avizinhava. Peguei a minha máquina fotográfica e dois rolos de filme de 36 posses (lembram disso?) e me fui à “campo”, como os engenheiros gostam de dizer na minha terra, para vistoriar a obra na medida que tivesse acesso e proceder um relatório fotográfico.

Não tive acesso ao interior do canteiro da obra, mas a partir de um terreno baldio e do pátio das residências de vizinhos que me permitiram acesso, pude perceber que estavam executando uma profunda e extensa escavação, aparentemente além do recomendável, sem os devidos cuidados e proteções. Naquelas circunstâncias, qualquer engenheiro, inevitavelmente, pela sua natureza e formação, pensaria nas consequências nefastas de se executar serviços tais quais àqueles que estavam sendo executados em condições de risco. Comigo não foi diferente, imediatamente, pensei que aquelas extensas e profundas escavações trariam acomodação do solo em toda a região, modificação do nível do lençol freático, recalques diferenciais, etc. e, em consequência, como não havia os devidos escoramentos e proteções dos prédios vizinhos, os mesmos sofreriam abalos e danos de grande importância e monta.

Atendida a minha curiosidade, fui me dedicar ao fim de semana. Ocorre que, já na manhã de sábado, meu lazer e descanso foi interrompido pelos vizinhos que, sabendo que sou engenheiro perito, me “pediram socorro”. Lá fui eu, novamente, periciar os imóveis no entorno. Em resumo, todas as residências e edifícios vizinhos sofreram danos e abalos, em maior ou menor grau, em sua maioria decorrente de recalques diferenciais. Um edifício inclusive foi interditado pela prefeitura municipal em decorrência de meu laudo e posteriormente condenado e demolido.

A partir de então, houve muitos desdobramentos. O primeiro deles foi a longa interdição da obra, tentativas de acordo de indenização, processos judiciais etc. Muitos laudos e pareceres técnicos foram desenvolvidos na fase administrativa e na fase judicial até a total solução da lide, muitos elaborados por mim e minha equipe. Enfim, a curiosidade de perito me colocou na hora e no local correto o que propiciou novas oportunidades e vivência profissional.

Este case se presta, também, para demonstrar a importância do laudo cautelar de vizinhança, procedimento altamente recomendável que precede o início da obra e que consiste na análise desta, dos serviços que serão executados e nas caraterísticas construtivas e no estado geral das edificações vizinhas, e que tem por objetivo a mitigação de riscos como estes ora historiados, através de recomendações técnicas de natureza preventiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto