Brasil,

Mais da metade do desempenho profissional está ligado à inteligência emocional, aponta pesquisa

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sabryne Anne
  • SEGS.com.br - Categoria: Seguros
  • Imprimir

Consultor empresarial comenta sobre impactos do relacionamento interpessoal para a carreira e a importância de se investir em networking nos negócios

Saber lidar com situações desafiadoras e estar pronto para conviver com diferentes perfis de pessoas pode ser mais importante que a própria formação de um profissional. Foi o que apontou a pesquisa da consultoria TalentSmart, mostrando que 58% do desempenho no trabalho está ligado a inteligência emocional.

De acordo com o consultor empresarial Roberto Vilela, para se ter sucesso neste quesito é preciso tempo, estudo e observação. “Além de formações complementares e apoio de especialistas no assunto, especialmente os gestores devem estar atentos a todas as situações do cotidiano. Muitas vezes observar é melhor do que falar e agir no momento certo é decisivo para motivar equipes e evitar conflitos”, avalia.

Para ele, mais do que saber lidar com os situações tensas da rotina, inteligência emocional tem a ver com aproveitar as oportunidades do cotidiano. “Se relacionar vai além da simpatia ou de uma boa conversa. Está ligado à identificação de pessoas estratégicas para se conseguir bons resultados e criar ações para se estar perto delas. É o famoso networking”, comenta.

Como agir em momentos de crise
Tanto em conflitos internos quanto em posicionamento de mercado, é fundamental, de acordo com Roberto, que o profissional seja observador. “Um dos grandes erros relacionados a inteligência emocional é agir por impulso. Na hora de cobrar um resultado, mediar um conflito ou buscar parcerias estratégias no seu segmento, você deve avaliar as possibilidades para ser assertivo no momento em que tomar uma decisão”, indica.

Procurar apoio de pessoas que considera referência na área em que trabalha, além de profissionais especializados são atitudes que evitam desgastes desnecessários. “Obviamente as pessoas erram neste sentido, especialmente no início da carreira ou do negócio. O importante é se manter aberto para corrigir falhas e estar ciente de que muitas vezes isso é necessário para o crescimento profissional”, conclui o consultor.

Sobre o consultor
Especialista nas áreas de gestão e estratégias comerciais, Roberto Vilela é diretor da Mega Empresarial. A empresa tem 18 anos de experiência e atua em todo o Brasil com clientes de médio e grande porte, com serviços de headhunting, consultoria comercial, treinamentos vivenciais e palestras. É também autor do livro Em Busca do Ritmo Perfeito, em que traça um paralelo entre as lições que vivenciou no mundo das corridas e o dia a dia nos negócios.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar