Logo
Imprimir esta página

Como a evolução da ciência de dados impacta o mundo dos negócios?

Como a evolução da ciência de dados impacta o mundo dos negócios?

Termo familiar à maioria das companhias, o Business Intelligence é a tecnologia que busca coletar, organizar e analisar - por meio de softwares de gestão - os dados gerados por uma empresa, entregando informações relevantes para a tomada de decisões mais assertivas. Porém, a situação mais recorrente que vemos nas corporações que implementam este tipo de serviço é ter um grande volume de dados - sem uma segmentação eficiente - que pouco oferece de insumos e insights para auxiliar os decisores.

Em grande parte, esta falta de controle do dados de uma companhia se deve pelo pouco conhecimento dos profissionais em técnicas de análises e também ao uso de soluções pouco intuitivas. Este cenário, ainda tão comum no mundo corporativo brasileiro, tende a mudar nos próximos anos. Isto porque uma das evoluções tecnológicas que estamos presenciando é o aprimoramento de análise de dados, utilizando a arquitetura de Data Lake, tecnologia que coloca o BI em um novo patamar ao utilizar uma cloud automatizada. Este tipo de arquitetura de dados busca dar visibilidade a massa de informações perdidas ou mal trabalhadas e, com isso, entregar insights que suportem decisões estratégicas.

Um exemplo é o e-commerce. Todos os dias pessoas compram produtos em lojas virtuais, mas, muitas dessas empresas não conseguem extrair, no momento da interação com os clientes, informações consistentes que possam ser utilizadas em seu benefício.Com a arquitetura de Data Lake é possível entregar um BI mais refinado, pois nessa construção consolidamos dados de diversas fontes em uma única linguagem.

A abordagem tradicional de BI entrega uma base de dados macro. Quando aplicamos Data Lake e um cientista de dados aplica machine learning, os bots utilizados para as buscas, por exemplo, aprendem quais são os resultados que mais interessam a cada gestor, fazem uma filtragem inicial e a cada busca aprimoram ainda mais entrega das informações adequadas para cada área.

Um CFO de uma companhia de logística, por exemplo, pode se interessar pelo gasto de cada frota, tempo da entrega e custo benefício de cada venda. Já um CIO pode querer entender como o rastreamento dos caminhões e as informações das compras agilizam o trabalho dos motoristas. Este cenário, porém, ainda não é o mais comum nas empresas brasileiras. Hoje todos os executivos recebem o mesmo volume de dados e precisam filtrar buscar o que mais interessa a cada um. É exatamente nesse ponto que um projeto de Data Lake pode ajudar. E muito!

A tecnologia tem passado, nos últimos anos, por constantes evoluções. De 1760 a 1840 tivemos a 1ª Revolução Industrial, com o desenvolvimento da máquina a vapor, que impulsionou a indústria têxtil e de ferro. Em seguida, de 1850 a 1945, o mundo assistiu a 2ª Revolução Industrial e os avanços da indústria química, elétrica, de petróleo e aço. A 3ª Revolução, de 1950 a 2000, trouxe os computadores e o cloud computing, que mudaram de forma definitiva a sociedade, impactando profundamente o modo como as empresas fazem negócios. Nos dias atuais, estamos vivendo a 4ª Revolução, com fábricas inteligentes, big data, IoT e suas disrupções. Este movimento é marcado - principalmente - pela reinvenção constante da tecnologia e, as companhias que souberem aproveitar essas transformações, serão - sem dúvidas! - aquelas que ditarão os próximos passos do mundo corporativo.

Sobre a Mandic Cloud Solutions

A Mandic Cloud é líder brasileira no gerenciamento de cloud corporativo oferecendo soluções de computação em nuvem em cloud própria, baseada em OpenStack e VMWare, além das principais nuvens públicas de hiperescala como AWS, Azure e Google Cloud com faturamento em reais, serviços e suporte especializado 24x7, em português. São diversos segmentos e soluções entregues para empresas em sua jornada para clouds: da arquitetura, implantação/migração, gerenciamento na nuvem à automação em DevOps, Data Analytics, Transformação Digital, entre outras soluções exclusivas para o mercado corporativo. Saiba mais em www.mandic.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto