Logo
Imprimir esta página

Compreender o perfil ético dos profissionais é mitigar riscos

Destaque no noticiário mundial, o caso de sabotagem da Tesla, montadora norte-americana de carros elétricos, supostamente motivado por um funcionário que queria uma promoção e não a recebeu, parece até um roteiro de filme. No entanto, é mais comum do que muitos imaginam e traz inúmeros riscos para as organizações. Segundo e-mail enviado pelo presidente executivo da companhia, Elon Musk, a todos os colaboradores, um funcionário, usando nomes de usuários falsos, fez alterações no código do sistema operacional de fabricação da Tesla e exportou dados altamente sensíveis para terceiros, ainda desconhecidos.

O caso, que ainda está sendo investigado, traz à tona, novamente, a preocupação com a ética no ambiente corporativo. No Brasil, o tema ganhou força após a implementação da Lei Anticorrupção e da eclosão da Lava Jato e, por isso, ainda está muito ligado ao compliance. Mas, muitas organizações, e aqui incluem tanto as de pequeno porte quanto as de grande, como é o caso da Tesla, se esquecem que a fragilidade na cultura ética também pode trazer outros e potenciais riscos ao negócio, como vazamento de informações, sabotagem, exposição negativa da imagem, fraudes e apropriação indevida de ativos.

De acordo com a pesquisa bienal Perfil Ético dos Profissionais Brasileiros 2017, realizada pela consultoria global Protiviti, com 6.277 profissionais de diferentes níveis hierárquicos em 146 companhias, 37% dos colaboradores condicionam o uso de informações confidenciais a fatores de pressão situacional ou análise benefício versus prejuízo. Os dados também mostram como ainda é sensível o tema "Confidencialidade" nas organizações, pois, se por um lado, muitos colaboradores não têm ciência de que trabalham com dados sigilosos, por outro, há uma fragilidade na postura adotada pelas empresas frente à questão.

Chamo a atenção para a importância de se considerar o risco humano para identificar vulnerabilidades e proteger os negócios. Afinal, os profissionais lidam com diversos dilemas morais e éticos no ambiente de trabalho e espera-se que suas decisões sejam baseadas nos valores da organização, algo que nem sempre ocorre e, em muitos casos, pode ser previsto.

Não basta apenas adotar códigos de ética e conduta e orientar o que pode e não pode ser feito. É preciso se adequar às normas do mercado e, mais fundamental ainda, realizar o compliance individual, que avalia, por meio de uma metodologia, a flexibilidade moral e o nível de aderência à cultura ética organizacional por parte dos funcionários. Isso porque mesmo um profissional capacitado e treinado, tecnicamente excelente, pode trazer riscos para a organização, seja por sua percepção incorreta sobre o certo e errado, pela suscetibilidade às pressões do dia a dia ou até por buscar a neutralidade de posicionamento em situações em que deveria se impor e realizar o que é correto.

Neste contexto, o compliance individual apresenta-se como uma ferramenta de grande utilidade, não para pressupor rotulações e exclusões, mas, sim, para compreender o comportamento ético e trazer informações relevantes para a tomada de decisão em situações como, por exemplo, o processo de seleção, de promoção e de empoderamento de quem pode ter acesso a informações críticas da organização. Compreender o posicionamento ético dos profissionais é um fator preponderante para a gestão estratégica de pessoas, prevenção de crises e segurança do negócio, sem contar ainda que permite antecipar ações diretas na dinâmica organizacional.

O comportamento ético pode ser aprendido e cabe às empresas a missão de alinhar, reforçar e direcionar o tema junto aos seus profissionais com ações que revitalizem o ambiente.

* Antonio Carlos Hencsey é sócio da prática de Ética & Compliance da Protiviti, consultoria global especializada em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna, e coordenador da pesquisa bienal do Perfil Ético dos Profissionais Brasileiros.

Sobre a Protiviti (www.protiviti.com)

A Protiviti é uma empresa global de consultoria que ajuda empresas a resolverem problemas em finanças, tecnologia, operações, governança, risco e auditoria interna. A companhia presta serviços para mais de 60% das empresas da Fortune 1000® e 35% da Fortune Global 500®.

A Protiviti e suas firmas-membro independentes prestam serviços aos clientes por meio de uma rede de mais de 70 escritórios em mais de 20 países, contando com mais de 4.500 profissionais em todo o mundo. No Brasil ela está presente desde 2006. A empresa também trabalha para agências governamentais e empresas de menor porte e/ou em fase de crescimento, incluindo aquelas que têm por objetivo fazer a abertura de capital.

Presente na classificação 57 da lista de 2016 da Fortune – 100 Melhores Empresas para Trabalhar®, a Protiviti é reconhecida em seu segmento entre as "Melhores Empresas para Trabalhar". A empresa é uma subsidiária integral da Robert Half (NYSE: RHI). Fundada em 1948, a Robert Half é membro do índice S&P 500 e foi nomeada para Fortune® na lista "Empresas Mais Admiradas do Mundo" da revista entre 1998-2016.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto