Logo
Imprimir esta página

Cinco atitudes que você precisa mudar para ser mais resiliente no ambiente de trabalho

Otimismo, ponderação, relações interpessoais saudáveis, são alguns aspectos fundamentais para quem quer desenvolver a resiliência

Com a globalização e a inteligência artificial, que cria processos de mecanização do mercado de trabalho, tornam-se cada dia mais valorizadas características exclusivamente humanas, entre elas, a resiliência. Segundo o fundador da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), Gilberto Cury, a resiliência nada mais é que a capacidade de se recuperar emocionalmente de forma rápida, sem deixar que situações extremas e/ou incômodas nos impeçam de pensar novas saídas para o mesmo problema. "Fica fácil quando imaginamos uma planta que enverga com o vendaval. A resiliência é, exatamente, a aptidão dela em voltar ao seu estado original", explica.

Cury fala, ainda, que pessoas mais resilientes, são mais felizes, menos estressadas, mais seguras e, consequentemente, possuem maior poder de decisão e solução de problemas. Abaixo, algumas dicas para que você consiga desenvolver essa habilidade tão procurada no mercado de trabalho.

Seja positivo

A resiliência tem como premissa encarar as situações como oportunidade. É importante tentar enxergar os acontecimentos como algo positivo. "Faça um balanço interno de suas vontades, seus motivos e perceba que lidar de forma positiva, independente do resultado, é a melhor forma de se levantar", afirma.

Aprenda a se defender

Dar a resposta apropriada quando se está em um confronto ou dilema é uma forma de autodefesa. O fundador da Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL) afirma que é necessário, sempre, reverter um momento de dificuldade em compreensão. "Isso ajudará a economizar energia, ao invés de promover o desgaste com situações que não mereciam tanta atenção".

Relacionamentos saudáveis

Conversar com familiares ou amigos pode aumentar a autoconfiança e sua autoestima, diminuindo consideravelmente o impacto da adversidade. Manter ou criar relacionamentos saudáveis é o que ajuda a suportar situações estressantes do dia a dia. "Pessoas solitárias ficam mais susceptíveis a condições de estresse. O apoio social é fundamental para o desenvolvimento da resiliência", Finaliza Gilberto Cury.

Aprenda com o passado

O especialista afirma que é preciso usar a experiência para compor o seu aprendizado. "Procure assimilar rapidamente as novas experiências ou aquelas que são inesperadas e agregam mudanças em sua vida. Pergunte-se sempre: qual é a lição por trás disso? Mesmo nas situações mais difíceis, perceba que no passado você já superou o que achava ser difícil. Se for possível, sorria e mantenha o pensamento positivo, pois isso ajuda a liberar endorfina e oxitocina, substâncias que auxiliam a enfrentar situações de pressão", complementa.

Receba bem as mudanças

A mudança assusta. O especialista que a falta de controle sobre as novidades, geralmente, é o principal fator para que imprevistos e "alterações de percursos" sejam encaradas de uma maneira tão sombria. "É muito importante buscar todo o potencial benéfico de uma mudança. A possibilidade de experimentar suas diferentes habilidades para lidar com aquilo que você ainda não conhece, por exemplo, é uma das vantagens de aceitar qualquer variação que aparecer", finaliza.

Sobre a SBPNL

A SBPNL - Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística - foi a responsável por trazer a programação neurolinguística ao Brasil, em 1981. Hoje, é considerada o maior centro de excelência em PNL na América Latina, pois alia os fundamentos clássicos da PNL de raiz à vanguarda dos novos estudos e desenvolvimentos feitos na área, como a PNL de 3º geração. Atua em duas grandes áreas: os treinamentos voltados para pessoas físicas, por meio de um calendário permanente de cursos programados em sua agenda, entre os quais se destacam as clássicas formações "Practitioner em PNL" e "Master Practitioner em PNL". Já a SBPNL Educação Corporativa é a unidade de negócios que desenha soluções completas e personalizadas de Treinamento e Desenvolvimento para empresas, do pré ao pós-treinamento, atendendo clientes como Natura, EMS, Usina São Martinho, Bradesco, Laboratórios Fleury e muitos outros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto