Logo
Imprimir esta página

6 Lições de Inovação da Cargox, Uma das Empresas Mais Disruptivas do Mundo

Startup brasileira do segmento de transportes tem alcançado crescimento recorde e chamado a atenção da imprensa internacional. Estar alinhada a tendências, investir em recursos humanos e manter a capacidade de inovar são algumas das lições da empresa para o mercado

Em um mercado tão tradicional quanto o de transportes, a CargoX encontrou um espaço para inovar. Apostando em conceitos como big data e machine learning, a empresa alcançou um alto grau de crescimento, chegando a 750% em 2017. Este modelo disruptivo levou a startup a ser reconhecida em duas listas prestigiadas de inovação nos últimos meses.

Em novembro de 2017, a CargoX foi a única representante latino-americana na lista de empresas mais disruptivas do mundo feita pela CB Insights, uma empresa americana de inteligência de dados para investidores.

Em fevereiro de 2018, foi a vez da empresa ser reconhecida pela Fast Company. A revista é uma referência mundial em tecnologia e publica todos os anos a sua seleção de empresas mais inovadoras do mundo em diferentes segmentos e regiões. Na edição deste ano, a CargoX foi eleita entre as 10 da América Latina, junto de empresas como Nubank, 99 e Magazine Luiza. Além disso, a startup já chamou a atenção de veículos de destaque da imprensa mundial como FOX Business, Financial Times, The Wall Street Journal, Forbes, TechCrunch, New York Times e outros, interessados.

Confira alguns dos princípios elencados por Federico Vega, CEO da CargoX, que fizeram da empresa destaque no cenário mundial:

É possível inovar mesmo em mercados tradicionais

O mercado de transportes é um dos mais tradicionais do país, marcado por várias empresas com décadas de atuação e que apostam no mesmo modelo desde sempre. Apostando em tecnologia para resolver as ineficiências, uma novidade no setor, a CargoX logo conquistou clientes de diferentes segmentos, como agronegócio, alimentos, bebidas, eletro-eletrônicos e materiais de construção.

Estar alinhado a tendências mundiais é fundamental

As empresas sem ativos são uma tendência que veio para ficar. Elas estão por todos os lados. As empresas sem ativos estão ganhando espaço em vários mercados. O Airbnb é um gigante da hospedagem sem possuir nenhum quarto de hotel, da mesma forma, o Uber não possui frota própria e vem dominando o mercado de transporte de pessoas. A CargoX segue a mesma tendência e não possui nenhum caminhão, mas conta com uma rede de mais de 250 mil motoristas autônomos cadastrados.

É preciso antecipar os próximos passos do mercado

Logtechs farão a próxima revolução nos negócios. Hoje, as fintechs estão em alta, mas a verdade é que as logtechs, que combinam logística e tecnologia, já começam a crescer e aparecer em todo o mundo. Tendo em vista o quanto a logística é um grande gargalo em vários países, e especialmente no Brasil, é fácil enxergar que existe muita demanda para as logtechs.

A dificuldade traz oportunidades e isso não é um bordão

Mesmo tendo sido fundada em meio a maior crise econômica do Brasil, a CargoX conseguiu crescer. Diante da dificuldade em conseguir investimento no país, a startup conquistou importantes investidores internacionais como Goldman Sachs, Qualcomm e Oscar Salazar, co-fundador do Uber. Em 2017, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) identificou que mais de 30 mil empresas de transporte fecharam as portas em todo o país, mas a CargoX conseguiu encontrar seu espaço e crescer 750% no mesmo período.

Contratar bons profissionais é fundamental

Em um levantamento feito pelo LinkedIn entre 2016 e 2017, foi identificado que a CargoX alcançou uma média de 600 candidatos por vaga em seus processos seletivos. Com um grande volume de candidaturas e muitas vagas abertas todos os meses, a empresa aposta na contratação de lideranças experientes e profissionais capacitados para fazerem a diferença no seu dia a dia.

Pioneirismo faz a diferença

A CargoX é uma empresa pioneira em vários sentidos. Incluiu conceitos como big data e machine learning em um mercado tão tradicional quanto o de logística, foi pioneira na prestação de serviços de transporte sem frota própria e foi a primeira transportadora do país a anunciar o recebimento de pagamentos em bitcoins.

Sobre a CargoX

A CargoX é uma empresa de alta tecnologia que oferece serviços de transporte de cargas lotação para empresas. Ela permite que mais de 250 mil motoristas autônomos utilizem toda a sua capacidade e evitem viagens de retorno ociosas. Como resultado, isso diminui o volume de emissões de carbono e a quantidade de caminhões vazios circulando nas estradas. Além disso, os motoristas aumentam sua lucratividade enquanto as empresas economizam até 20% com seus custos de transporte.

A startup diminui a burocracia e a complexidade relacionadas ao negócio de transportes rodoviários. A empresa garante uma alta qualidade na sua rede de caminhões, no processo de pagamento e no seguro dos fretes. Permitindo um melhor monitoramento dos caminhões por meio do rastreamento móvel / GPS e automatizando a maior parte dos processos manuais associados ao mercado de transporte rodoviário, a CargoX é capaz de oferecer um melhor nível de serviço aos seus clientes e aumentar a segurança.

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto