Brasil, 20 de Julho de 2019

TOKIO MARINE SEGURADORA

Vítimas precisam ter voz no combate a violência no trânsito

Segundo os dados do Seguro DPVAT, em 2015 foram pagas indenizações pela morte de 42.501 brasileiros e por invalidez permanente para mais 500 mil pessoas. Estudo encomendado pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), estimou que os acidentes no trânsito brasileiro provocam perdas anuais da ordem de R$ 197 bilhões para o país, o equivalente a 3.3% do PIB. Considerando o impacto econômico dos acidentes e o drama humano, os números são muito maiores quando consideramos os familiares das vítimas que sofrem com a perda de um ente querido ou mesmo com a triste luta diária dos que ficam inválidos.

Evidente que as autoridades têm que tomar medidas para combater a violência no trânsito, mas é preciso também o engajamento da sociedade, em particular das vítimas de trânsito e seus familiares. A voz das vítimas e suas famílias tem muito mais força porque são fruto da legítima dor. Para que essa voz eco é importante que ela tenha canais próprios e seja organizada. A melhor forma é através de associações e ONGs, formais ou não, mas que tenham metas e objetivos bem definidos. Por exemplo, faixas exclusivas para pedestres, sinal de trânsito, passarela, palestras nas escolas, aumento da fiscalização, enfim questões que digam respeito ao dia a dia das pessoas e onde elas vivem.

Embora seja importante que as organizações desse gênero tenham propostas mais amplas para uma política estadual ou mesmo nacional de combate a violência no trânsito, é através de iniciativas micro que obtemos resultados mais rápidos e fica mais fácil engajar as pessoas. Com o tempo, as entidades podem se organizar em associações na sua cidade, no estado e até mesmo de cunho nacional. Levando propostas para o Legislativo e Executivo, ou seja, começar batendo na porta do prefeito para chegar um dia na porta da Presidência da República. Como aliado importante, as vítimas de trânsito, seus amigos e familiares, devem procurar a imprensa do seu bairro, cidade, região. Os veículos de comunicação são sensíveis e abrem espaço para causas como a violência no trânsito.

Portanto, no nosso entender, é importante que as vítimas, seus amigos e familiares não se calem, não fiquem com a dor no seu peito, mas que façam parte dessa luta e contribuam com sua presença, manifestação, ideias, depoimentos. Nem que seja como uma maneira de homenagear as vítimas e evitar que novas existam.

Rodolfo Alberto Rizzotto

------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

RECEBA O RESUMO DE NOTÍCIAS DE SEGUROS DO SEGS, É GRÁTIS..::

NewsLetter Segs: Mais de 140 mil já recebem...Profissional atualizado anda na frente da concorrência !