Logo
Imprimir esta página

5 segmentos em que o marketing promocional é fundamental

Sem ele, o trabalho de captar novos clientes ou fidelizar os antigos pode ser bem mais complicado

Todo empreendedor conhece a importância do marketing. Sem ele, não é possível captar novos clientes ou mesmo manter os antigos. Existem centenas de opções em estratégias de marketing disponíveis. O marketing promocional nada mais é do que um conjunto de estratégias de divulgação que contam com um objetivo específico: construir uma marca, proporcionar vendas e estimular a fidelização de clientes. Ou seja, é um segmento do marketing que visa construir e fortalecer o relacionamento de uma marca com o seu público-alvo.

Uma estratégia de marketing promocional pode incluir diversas ações. Um exemplo é a distribuição de cartão fidelidade , informativos sobre a marca e seus valores, flyers e programas de benefícios. Essas são ações importantes para todo o tipo de negócio. No entanto, para alguns segmentos o marketing promocional é essencial. "Atualmente, o consumidor está cada vez mais exigente. As pessoas estão deixando de comprar apenas produtos e preferindo selecionar as empresas que lhes oferecem experiências. E um componente fundamental para tornar essa experiência positiva é a identificação com a marca", explica Camila T. Eskenazi Hakim, sócia da Gráfica Eskenazi (https://www.LojaGraficaEskenazi.com.br/), que produz material para marketing promocional.

A seguir, a especialista lista 5 segmentos em que o marketing promocional é fundamental para o sucesso de qualquer negócio:

1. Setor alimentício

Tanto restaurantes como cafeterias, docerias e padarias dependem muito do marketing promocional. A comida é algo pessoal e íntimo, que cativa as pessoas. Muitos diriam que a culinária, em si, é uma forma de arte. E isso é um fato: os clientes frequentam restaurantes que lhes chamam a atenção, que lhes oferecem algo que combine com seu estilo de vida e personalidade.

Por exemplo, é possível analisar os restaurantes especializados em comida vegana ou natural. Boa parte de seu público chegou a eles e se fidelizou a partir do marketing promocional. O cliente precisa saber que o restaurante divide seus valores e preocupações antes de procurá-los.

2. Setor de entretenimento

Da mesma forma que a comida, o setor de entretenimento também atrai seu público a partir de seu estilo, valores e tipos de produto em oferta. E normalmente, essa é uma clientela bastante fiel. As pessoas costumam a selecionar seus bares, clubes, complexos de cinema e até mesmo parques favoritos, baseando-se no conjunto de características que são divulgadas sobre o negócio.

Determinados estabelecimentos ficam conhecidos por atrair fãs de um estilo de música em particular. Dessa forma, chamam a atenção de novos clientes que também se identificam com esse traço e mantêm a fidelidade dos clientes antigos, que sabem que podem voltar a qualquer momento e encontrar um ambiente que lhes agrada.

3. Setor de moda

O modo de se vestir é uma das formas de expressão da personalidade mais comuns. É fundamental para as empresas do setor que os seus clientes se identifiquem com os valores, estilo e produtos oferecidos pela marca. Como exemplos, é possível citar as grifes que possuem como público-alvo determinadas tribos urbanas, além de lojas que trabalham exclusivamente com roupas sociais de qualidade. Esse tipo de negócio também pode ser direcionado para públicos mais específicos, mas é importantíssimo que esses clientes sintam que suas necessidades são acolhidas pela marca. É disso que se trata o marketing promocional.

4. Setor de pets

Esse é um setor que cresce cada vez mais, inclusive passando ileso pela última crise financeira que assolou o país. Atualmente, o consumidor brasileiro tem mais pets do que filhos e está disposto a tratar muito bem esses bichinhos, como um verdadeiro membro da família. Por isso, ele procura empresas do setor que dividam os seus valores, como o amor aos animais e o tratamento deles como parte da família. O marketing promocional pode divulgar esses valores por meio de panfletos , promoções no estabelecimento físico e até com banners.

5. Setor de cosméticos

Os cosméticos, assim como as roupas, se tornaram uma forma de expressão pessoal. Assim, cada vez mais os clientes desse setor se preocupam em encontrar empresas que dividem seus valores e mostram preocupação com suas necessidades. Como exemplo, é possível citar marcas cruelty-free, que não testam em animais

Onde imprimir materiais promocionais?

A Eskenazi é uma gráfica que atua no mercado há 60 anos. Recentemente, a empresa expandiu sua atuação
para a web, atendendo a todo o Brasil, através de sua Grafica Online . Saiba mais: www.LojaGraficaEskenazi.com.br.

Website: http://www.LojaGraficaEskenazi.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto