Logo
Imprimir esta página

6 passos para reduzir custos na sua empresa

Além de conquistar mais lucros, toda empresa precisa lidar com a redução de custos e aprender a controlar da maneira correta seu dinheiro, evitando assim comprometer o fluxo de caixa e o capital de giro. Abaixo, o especialista em software de gestão e diretor executivo da ADV Tecnologia, José Claudio Brito, comenta 6 passos eficientes que podem ajudar o empreendedor a reduzir custos em sua empresa.

Confira as dicas:

1º Identificando os gargalos e as oportunidades

Antes de tudo é importante analisar que atitudes muito simples podem revelar oportunidades de redução de gastos. Uma delas é eliminar, por exemplo, o uso de copos descartáveis e oferecer copos permanentes para cada funcionário.

É possível também criar estratégias para economizar papel de impressão, aproveitando os dois lados da folha de sulfite, por exemplo. A tinta pode ser usada na opção de impressão econômica. Atitudes como essas otimizam o uso das impressoras e reduzem gastos.

“Um bom controle de estoque também evita compras em excesso ou com produtos de baixa rotatividade. Se o empreendedor tem o controle dos itens vendidos, boa parte da redução de custos de sua empresa já tem sido feita”, alerta José Claudio.

Contratação e demissão frequentes de funcionários também implicam em custos (salários, remunerações adicionais, aviso prévio e encargos trabalhistas disputados na Justiça). Nesse caso, a terceirização e a tecnologia podem ajudar, eliminando a necessidade de contratar funcionários para determinadas tarefas.

2º Investindo no planejamento

Outra recomendação para reduzir gastos é investir no planejamento financeiro, principalmente no que se refere aos tributos. O planejamento tributário visa à escolha do melhor regime de tributação para sua empresa.

“Quando uma empresa realiza um planejamento tributário de forma adequada, ela consegue reduzir algumas cargas tributárias através de procedimentos legais. Como por exemplo doações a projetos de cunho cultural podem oferecer descontos no Imposto de Renda”, aconselha o especialista.

3º Cuidados com o fluxo de caixa

O fluxo de caixa pode ser um aliado no gerenciamento dos lucros e gastos da empresa. Ele é o responsável por envolver as receitas, despesas, investimentos, capital de giro e os saldos em conta corrente. Manter esse fluxo devidamente controlado é fundamental para a saúde financeira da empresa. Não esqueça que o caixa tanto recebe quanto fornece dinheiro, sendo um dos pilares de sustentação de seu negócio.

O bom gestor deve identificar sinais negativos que acusem debilidade no fluxo de caixa, como: muitos produtos armazenados em estoque, mercadorias sem rotatividade nas prateleiras, promoções específicas para obter vendas, retiradas contínuas de dinheiro do caixa e custos operacionais elevados.

4º O trabalho de gestão

Falar sobre fluxo de caixa remete ao trabalho de gestão financeira, imprescindível para que seja possível reduzir custos. Gestão financeira pode ter vários conceitos, entre eles a definição como o conjunto de procedimentos que abrangem planejamento, avaliação e controle de todas as atividades financeiras de uma organização.

Entre as características de uma gestão eficiente também destacam-se a análise das finanças, bem como o planejamento de procedimentos indispensáveis para otimizar os resultados, avaliar e negociar a captação e aplicação de recursos financeiros, realizar tanto os recebimentos quanto os pagamentos, controlando o saldo de caixa, gerenciar a política de crédito e cobrança (avaliando a concessão e o recebimento de créditos) e controlar de forma detalhada todas as contas.

5º O papel dos Recursos Humanos na redução de custos

Outro ponto que pode ajudar na redução de gastos da sua empresa é o departamento de Recursos Humanos. O RH pode desenvolver estratégias para aumentar a produtividade da equipe e participar do processo decisório. Claro que, para isso, é preciso que tenha mais liberdade de ação dentro da empresa.

O departamento pode atuar na educação financeira dos funcionários, já que tem um papel importante na conscientização dos colaboradores quanto à necessidade que uma empresa tem de reduzir custos para crescer. Crescendo a empresa, seus colaboradores se desenvolvem junto e aumentam suas possibilidades de aumento de salário e de uma carreira promissora.

6º Investindo em soluções de ERP

Por fim, uma solução de gestão para sua empresa, como o ERP, pode auxiliar em todo esse processo. Esse sistema, que tem como principais características agilização nos processos, otimização no fluxo de informações, gestão em tempo real e maior segurança, dispensa o uso de planilhas do Excel.

“O sistema ERP auxilia as empresas a identificar com precisão diversos itens importantes na hora de saber o que se pode reduzir como gastos. Despesas supérfluas, compras mal elaboradas, precificação inadequada, fornecimento precário e prejuízos com clientes são exemplos do que o software pode apontar”, explica o especialista no software de gestão e diretor executivo da ADV Tecnologia.

O sistema pode ainda ser personalizado para atender às necessidades da empresa. Outra vantagem dessa solução é que ela pode ser adquirida através de módulos, ou seja, se a empresa considera o custo alto para a implantação do sistema integral, poderá optar pelo módulo que mais precisa (o setor mais carente no momento) e implantá-lo. “É interessante essa vantagem, pois o empreendedor pode investir em outros módulos conforme sua necessidade e o dinheiro disponível”, diz José Claudio.

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato conosco.

Sobre a ADV Tecnologia

Atuando no mercado de software há mais de 23 anos, a ADV Tecnologia desenvolve soluções que simplificam o trabalho dos gestores e tornam as empresas mais organizadas e lucrativas. www.advtecnologia.com.br

---------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor e o corretor de seguros


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto