Logo
Imprimir esta página

Empresas precisam ficar atentas às modificações de leis, contingências tributárias e recuperação de valores para impactar resultados positivamente

- Por Carmine Gianfrancesco *

Considerando a exagerada carga fiscal suportada pelos empresários brasileiros e burocracia envolvida em todas as etapas do processo produtivo e da prestação de serviços, é importantíssimo que empresários, diretores, dirigentes e gestores em atividade voltem suas atenções às rápidas mudanças que vêm ocorrendo nas regras e decisões de nossos tribunais superiores acerca dos assuntos fiscais, trabalhistas e operacionais que podem impactar significativamente na vida e no futuro de suas empresas.

Entre algumas dessas alterações, estão a recente decisão do STF sobre a possibilidade das empresas reduzirem sua carga fiscal de PIS e COFINS, por meio da exclusão das suas bases de cálculo dos valores pagos a título de ICMS. O impacto no resultado das empresas é brutal e pode ser aplicado, em alguns casos, de forma retroativa.

Outro ponto importante a ser analisado pelos empresários, com impacto também relevante nos resultados das companhias, é a possibilidade que vem sendo confirmada pelos tribunais de recuperação de valores pagos a título de contribuições ao INSS, como aquelas calculadas e pagas sobre o aviso prévio indenizado, sobre as férias indenizadas e sobre outras verbas que tenham caráter indenizatório.

Além da atenção voltada à recuperação dos valores pagos - e recentemente considerados indevidos por nossos tribunais superiores, não é menos importante voltar a atenção para as novas regras de controle fiscal que as empresas devem seguir, como a implementação do e-Social e do SPED Fiscal, o que não depende somente de uma boa estrutura de tecnologia, mas principalmente do exato controle de toda a movimentação de estoque de produtos e mercadorias envolvidas nos processos produtivos, incluindo perdas de processos, quebras por transporte, movimentações para terceiros, ajustes de inventário, compras, vendas e outras saídas de qualquer natureza.

Além das possibilidades comentadas acima, de recuperação de valores e pontos de atenção de controles a serem implementados pelas empresas, estão as importantes modificações na legislação trabalhista, que quando bem aplicadas por meio de um estudo das características e atividades específicas de cada empresa, poderão trazer muitos benefícios de caráter administrativo e financeiro, como evolução, receita e prosperidade às empresas.

Carmine Gianfrancesco é advogado tributarista, sócio do escritório Gianfrancesco e Mazzo Advogados

SOBRE GIANFRANCESCO E MAZZO ADVOGADOS: Fundado em 2009, o escritório é especializado na área do Direito Tributário Empresarial com prestação de serviços de contencioso tributário e atua tanto na esfera administrativa como judicial, em nível federal, estadual e municipal.

www.gmazzo.com.br
(11) 3045-5435


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto