Logo
Imprimir esta página

Chubb observa aumento de demanda por seguros de Riscos Ambientais após decisão no Estado de São Paulo

Chubb observa aumento de demanda por seguros de Riscos Ambientais após decisão no Estado de São Paulo

A Chubb verificou um aumento na procura por seguros de Riscos Ambientais ao longo dos últimos 12 meses e acredita que um dos principais fatores que explicam essa expansão está ligado a decisões tomadas no Estado de São Paulo. Trata-se de medidas e resoluções publicadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e SMA (Secretaria do Meio Ambiente, com relação ao gerenciamento de áreas contaminadas. “As decisões fortaleceram o gerenciamento desses passivos e, com isso, o seguro passou a ser mais procurado, uma vez que contribui com diferentes tipos de coberturas para este tipo de risco”, conta Fábio Barreto, Coordenador de Subscrição de Riscos Ambientais da Chubb.

Publicadas em fevereiro de 2017, a Decisão de Diretoria (DD) 038/2017 da Cetesb e as resoluções 10 e 11 da SMA visam estabelecer procedimento para a proteção da qualidade do solo e das águas subterrâneas bem como diretrizes para o gerenciamento de áreas contaminadas. As medidas também definiram atividades potencialmente geradoras de contaminação, além de locais críticos e prioritários com base nas atividades anteriormente desenvolvidas. De acordo com Barreto, a nova legislação facilitou o conhecimento dos riscos representados por essas áreas e atividades e, com isso, passou a movimentar o mercado com o surgimento de novos locais que necessitam de intervenção, buscando sua remediação.

Fábio Barreto conta que a atual legislação do Estado de São Paulo exige que as empresas localizadas em áreas contaminadas contratem um seguro ambiental como garantia financeira para implementação do projeto de remediação – “seria, mais precisamente, um seguro ‘Garantia Ambiental’”, explica. Ele afirma que o seguro de Riscos Ambientais é admitido como uma ótima alternativa - o que influenciou a procura por essas apólices. “Todavia, é preciso destacar que as proteções atualmente disponíveis no mercado não suprem todas as exigências de um cenário de exposição em que o sinistro já ocorreu, tornando-se necessária a criação de outros produtos, que já estão sendo desenvolvidos pela Chubb”, destaca.

O executivo diz que o seguro de Riscos Ambientais funciona como uma medida de prevenção contra cenários de contaminação ambiental que eventualmente venham a ocorrer, causando, dentre outros, danos ao solo e/ou águas subterrâneas. “Em função desse aspecto, a proteção também representa uma espécie de garantia financeira”, salienta. Ele destaca que a contratação dessa apólice demonstra que o segurado está em sintonia com o ambiente regulatório, uma vez que a análise da seguradora é muito criteriosa no processo de aceitação. “Com isso, ficam reduzidas as chances de sinistros e de multas por condutas em desacordo com as normas ambientais”, observa.

Segundo Fábio Barreto, existe a tendência de que outras unidades da federação acompanhem o Estado de São Paulo na nova legislação para as áreas contaminadas, “pois a Cetesb tem sido pioneira na implementação de novas medidas de proteção ao meio ambiente, com base em padrões internacionais”.

Liderança

De acordo com dados publicados pela Susep – Superintendência de Seguros Privados -, a Chubb lidera no Brasil o ranking de seguros de riscos ambientais. Conforme Fábio Barreto, esta posição se explica, em grande parte, pela capacidade financeira, longa experiência no ramo, especialização e habilidade para atender organizações de todos os portes.

Sobre a Chubb

A Chubb é a maior seguradora mundial de propriedade e responsabilidade civil de capital aberto. Com operações em 54 países, a Chubb oferece seguros corporativos e individuais de propriedade e responsabilidade civil, acidentes pessoais e seguros de saúde suplementar, resseguros e seguros de vida a diversos grupos de clientes. Como empresa de subscrição, a companhia avalia, assume e gerencia riscos com percepção e disciplina, além de atender e pagar sinistros de forma justa e rápida. A Chubb também é reconhecida por sua ampla gama de produtos e serviços, extensa capacidade de distribuição, excepcional solidez financeira e operações locais no mundo todo. Chubb Limited, a empresa controladora da Chubb, está listada na Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE: CB) e integra o índice S&P 500. A Chubb mantém escritórios executivos em Zurique, Nova Iorque, Londres e outros locais. No mundo, emprega aproximadamente 31.000 pessoas. Informações adicionais podem ser encontradas em: Chubb.com/br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto