Logo
Imprimir esta página

As características do seguro auto para pessoas com deficiência

As características do seguro auto para pessoas com deficiência

Com isenções e particularidades, algumas seguradoras oferecem serviços diferenciados para esse público

No Brasil quase 24% da população é composta por pessoas que possuem algum tipo de deficiência física. De acordo com o último Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País possui 46 milhões de Pessoas com Deficiência (PCDs). Muitas delas utilizam o seu próprio veículo, que deve ser adaptado de acordo com as características da deficiência apresentada.

Em 2016, estima-se que 139 mil veículos foram vendidos para pessoas com deficiência e, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços de Tecnologia Assistida (Abridef), esse mercado hoje representa 8,3% dos negócios feito no Brasil. Essas pessoas têm algumas isenções ao adquirir veículos, com descontos em impostos como IPI, ICMS, IPVA e IOF, o que resulta em abatimento de 20% a 30% no preço do carro.

Seguros

Com esse aumento do número de veículos adaptados, as seguradoras passaram a oferecer novas coberturas para o seguro auto, a fim de atender as particularidades das pessoas com deficiência. Nesse sentido, a Corretora de Seguros Regina Jacob aponta dois pontos primordiais: o primeiro é a questão do carro reserva, já que para uma pessoa com adaptação no carro, de nada vai adiantar ter direito a um carro reserva já que este não será adaptado conforme ela precisa. Para atender esse problema, o seguro auto deve ofertar uma cobertura diferencial, prevendo uma verba para que a pessoa com deficiência utilize os serviços de táxi até um sinistro ser resolvido. Outro ponto são as isenções, por exemplo, se você tem um carro comprado com a lei de incentivo às pessoas com deficiência, esse veículo possui um bloqueio de venda por dois anos. Durante este período, se você tiver uma indenização integral não pode comercializar o veículo, a menos que você restitua aos cofres públicos todos os tributos que você teve isenção. Dessa maneira, quando acontece uma indenização integral, você irá vender o seu carro para a seguradora e precisará pagar essas verbas ao governo. Por isso, algumas seguradoras oferecem uma cláusula extra para que você tenha uma verba para quitar esses eventuais impostos.
Ela ainda explica que existem outros benefícios que as seguradoras garantem às pessoas com deficiência como guincho sem limite de quilometragem, assistência 24h, aluguel de automóveis, prestação de serviços emergenciais à residência, desconto na franquia do carro extra, descontos especiais em estacionamentos e em serviços de despachantes, com entrega em domicílio.
Regina Jacob também ressalta que pessoas com carros na condição de deficiente precisam buscar a orientação de um corretor de seguros habilitado e com expertise para elaborar uma apólice de seguro que vá atender às suas necessidades especiais. “É importante que a pessoa com deficiência adeque suas cláusulas de acordo com as suas necessidades. Assim, na ocasião de algum sinistro, não será surpreendida negativamente por não ter contratado algumas coberturas básicas de acordo com seu perfil de segurado”, alerta.

Sobre a Regina Jacob Corretora de Seguros

Regina Jacob é uma Corretora de Seguros devidamente habilitada pela SUSEP e que conta com mais de 10 anos de experiência na cotação de seguros para pessoas físicas. Seu diferencial é identificar as reais necessidades dos segurados e encontrar as melhores soluções nos segmentos de seguro auto, residencial, seguro de vida, seguro viagem e demais ramos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto