Logo
Imprimir esta página

Como ganhar velocidade na conquista da recolocação profissional?

Como ganhar velocidade na conquista da recolocação profissional?

Estratégias de planejamento de carreira e ampliação do networking podem reduzir o tempo de espera para retornar ao mercado de trabalho

Uma pesquisa conduzida pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou uma tendência preocupante para quem está buscando uma oportunidade de recolocação profissional. Os resultados do estudo "Impactos do Desemprego: saúde, relacionamentos e estado emocional" apontaram que 68% dos entrevistados estão inseguros sobre a possibilidade de não conseguirem um novo emprego. Considerando que, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existam hoje aproximadamente 13 milhões de brasileiros desempregados, um simples cruzamento de dados entre as duas estatísticas pode significar que quase 9 milhões de pessoas estão sem trabalhar e sem nenhuma perspectiva de retornar ao mercado de trabalho.

Os números são alarmantes e justificados pela constante sensação de instabilidade política e econômica do país. Enquanto até mesmo empresas consolidadas em suas áreas de atuação foram obrigadas a fazer cortes de gastos com demissões em massa para manter o equilíbrio financeiro e o exercício de suas atividades, uma parcela gigantesca desses profissionais que perderam suas posições no mercado de trabalho não está preparada, do ponto de vista prático, para manter o equilíbrio emocional, vencer a instabilidade financeira e alcançar o objetivo da recolocação profissional. "Resultado é a soma de visão mais assertividade", justifica Bruno Cunha, que tem vivência de mais de uma década como Headhunter e Master Coach de Carreira na Pontus Consultoria em RH (http://www.pontus.com.br/). Para ele, é necessário fazer uma análise das principais dificuldades que estão impedindo o aproveitamento de novas oportunidades. "Sem entender exatamente quais são os obstáculos que o impedem hoje de retornar ao mercado de trabalho, o profissional desperdiça tempo e energia na luta contra a situação de desemprego", explica.

As causas de atraso na recolocação são diversas. Algumas áreas de atuação, por exemplo, estão saturadas de mão de obra extremamente bem qualificada, o que pode baixar os níveis de empregabilidade em determinados setores. Nesse caso, quem está desempregado pode e deve reavaliar suas opções e construir um sólido planejamento de carreira para, se necessário, mudar seus objetivos e transformar totalmente sua trajetória profissional.

Adaptação ao mercado é fundamental

Dadas as condições da economia e a alta taxa de desemprego que aflige todas as regiões do país, é comum que profissionais com vasta experiência em determinada função se vejam diante de situações onde os salários oferecidos em novas posições no mercado estejam abaixo do padrão aos quais eles estavam acostumados. Os especialistas em Recursos Humanos indicam que, em situações como essa, o profissional considere a possibilidade de adaptação ao mercado para evitar as consequências mais graves do desemprego, mas sem nunca perder de vista o seu valor como profissional, principalmente em termos de qualificações e competências específicas.

Outra estratégia constantemente negligenciada por quem está acomodado com seu status no mercado de trabalho é a construção do networking. A troca de informações e conhecimentos presentes no mundo corporativo são um legado inestimável, cujo valor não se perde com o tempo, desde que seja bem cultivado. Uma boa rede de relacionamento pode gerar indicações e promover um melhor aproveitamento das oportunidades existentes.

"Muitas vezes, as pessoas com quem nos relacionamos no ambiente de trabalho e o legado que construímos a partir dessas relações, podem ser o fator determinante na busca pela recolocação profissional. Entender a importância do networking e, principalmente, cultivar essa rede de contatos, acelera o retorno ao mercado e previne que novas adversidades atrapalhem a trajetória profissional", finaliza Cunha.

Guia com 10 dicas para acelerar a recolocação profissional

Bruno Cunha, Headhunter e Coach de Carreira, atende diariamente inúmeros profissionais que têm como objetivo o retorno ao mercado de trabalho, além de dispor de serviços como: Análise de Empregabilidade, Mapeamento de Competências, Elaboração de Currículo, Análise de Networking, Planejamento de Carreira, Simulação de Entrevista, Campanha de Marketing Profissional, entre outros. Bruno Cunha preparou o guia "10 Passos para evitar o aumento de tempo desempregado". São dez dicas e orientações totalmente alinhadas com as constantes mudanças de regras do mercado de trabalho. Para fazer o cadastro e receber o guia gratuitamente, acesse o site: http://materiais.pontus.com.br/guiasucessoprofissional. Para saber mais sobre Bruno Cunha, visite: http://www.coachbrunocunha.com.

Website: http://www.coachbrunocunha.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto