Logo
Imprimir esta página

Empréstimo consignado: reflita antes de contratar

Aumentou para 9 o número máximo de contratos ativos de empréstimo consignado que os aposentados e pensionistas do INSS podem ter. Contudo, não foi alterado o percentual de comprometimento da renda, que continuem até 35% do ganho mensal – que, no meu ponto de vista, já é alto.

Assim sendo, para quem já tem 6 contratos e se vê na necessidade de obter novos empréstimos, criou-se uma oportunidade. Oportunidade essa que precisa ser analisada com cautela e atenção.

Esse tipo de empréstimo, por ter total garantia de pagamento para a instituição financeira, tem a menor taxa de juros do mercado. Porém, renegociar e saldar o débito acaba sendo mais burocrático do que em outras modalidades. Além disso, o beneficiário do empréstimo vê seu ganho mensal diminuído pelo número de parcelas contratadas.

Veja algumas orientações para refletir antes de tomar um empréstimo consignado:

- Analise a necessidade do empréstimo, o porquê precisa desse recurso extra;

- Esse recurso que receberá será suficiente por quanto tempo? Terá necessidade em outro momento?

- Se já tem outros empréstimos, o que te fez chegar na necessidade desse recurso extra anteriormente? Será que você está tratando a verdadeira causa do problema?

- Conheça suas despesas no detalhe, observe e anote durante 30 dias para onde vai cada centavo do que ganha (se tiver renda variável, anote por 90 dias);

- Conheça também o quanto ganha, de fato, sem os valores que porventura já tenha de empréstimos. Pode ser que o seu comprometimento com dívidas já esteja mais do que suficiente (analise as parcelas de cartão de crédito, cheque especial, carnês, boletos e outros empréstimos);

- O que faria se você tivesse sua renda livre, todinha para você?

- Tente negociar com seus credores atuais, isso facilitará e ajudará a se manter longe de mais uma dívida. Lembre-se: o não já temos, busque pelo sim;

- Reflita se o que ganha hoje não está sendo suficiente para seus gastos e como ficarão suas despesas com uma renda menor ainda, já que terá um comprometimento mensal com as parcelas;

- Identifique, junto com sua família, quais são seus objetivos, sonhos para hoje, amanhã e depois. O que podem fazer em conjunto, para que esses sonhos aconteçam e, com isso, tenham motivos para mudar os hábitos de consumo e comprometimento da renda;

- Antes de assinar um novo contrato de empréstimo, reduza seus gastos para o montante que terá de saldo após assumir a nova parcela;

- Faça um “teste drive”: reserve parte do que assumirá de prestação e veja se consegue se manter sem esse recurso mensalmente. Lembre que serão vários meses sem esse recurso;

- Se pretende buscar um empréstimo para antecipar um sonho, analise o quanto de fato valerá a pena. Prefira poupar o valor dessas parcelas e compre à vista, sem juros, o item que almeja e deseja.

A falta de objetivos de vida e conhecimento dos gastos que cada um de nós tem faz com que muitos optem pelos empréstimos pessoais de forma automática, pensando apenas na facilidade de contratação e na taxa reduzida.

Lembre-se: o crédito consignado é uma alternativa boa se quem for usar souber exatamente a finalidade, o comprometimento mensal e o tempo que isso demandará, bem como o que será feito antes, durante e depois da contratação para não mais depender de empréstimos.

Respire, pare e pense, nunca decida no calor das emoções, sempre há soluções. Com paciência e cautela, conheça a sua situação financeira, defina seus sonhos, mude seus hábitos de consumo e aprenda a lidar melhor com o seu dinheiro.

Cintia Senna
Educadora Financeira da DSOP Educação Financeira
Especialista em Educação Financeira, Terapeuta e Educadora Financeira
• Mestranda em Educação Financeira pela Flórida Christian University (FCU) em Orlando/EUA em 2018;
• Pós-graduada pelo Centro Universitário Sul de Minas Unis em Educação e Coaching Financeiro em 2017;
• Formada em Terapia Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2017;
• Cursou módulo Internacional de Gestão de Negócios pela ISCAP em Porto/Portugal em 2015;
• Formada em Educação Financeira pela DSOP Educação Financeira em 2015;
• Formada em Planejamento Financeiro Pessoal pelo Insper em 2014;
• Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade São Judas Tadeu USJT em 2008;
• Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Educadores Financeiros – Abefin Gestão 2015-2020;
• Realizou Intercâmbio Internacional pela Quest Study em Toronto – Canadá – 2013;
• Autora do Canal de Youtube - Cíntia Senna;
• Com mais de 8 anos de experiência profissional em auditoria de instituições financeiras, participações em projetos de bancos de crédito, fundos de investimento, operadoras de leasing, administradoras de consórcio, fundos de pensão, corretoras, escritório de representação, financeiras e concessionárias de veículos;
• Além de 4 anos de experiência profissional na controladoria de empresa multinacional do setor de logística e gerenciamento de recursos financeiros.
Colabora com diversas mídias (tv, rádio, jornais e revistas impressas e eletrônicas) e desenvolve atividades tais como: Palestras, Cursos / Workshops / Aulas, Terapias Financeiras – Individual ou Casal, Artigos e Vídeos.
Desde 2013 atua na área de Educação Financeira com o objetivo de levar as pessoas à sustentabilidade financeira para realização de sonhos. Tem como missão contribuir com a alfabetização financeira no Brasil e no Mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto