Logo
Imprimir esta página

Alerta de golpe da Nota Fiscal Eletrônica

Empresas devem ficar atentas com possibilidade de fraude ligada ao departamento fiscal

Ano novo, novos golpes. 2017 foi marcado por diversas atividades maliciosas de hackers, que tomaram a internet e discos rígidos de usuários. Em 2018, uma nova possibilidade de ameaça já foi identificada, com riscos para o departamento fiscal das empresas.

No dia 15 de janeiro, foi descoberta uma fraude com Notas Fiscais que chegam por e-mail e tem o objetivo de infectar o computador do usuário e roubar dados sigilosos. O Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS) foi o primeiro órgão a emitir o alerta sobre o golpe, detectado por meio do seu sistema de coleta de informações e contribuição de parceiros e usuários. O malware (representado na imagem abaixo) é ativado quando é clicado um link para download de uma NF.

Ao receber notas fiscais por email, é necessário que o empresário fique atento se o arquivo está vindo de um remetente confiável. Outras medidas de segurança são consultar a chave de acesso na Secretaria da Fazenda, não baixar o arquivo diretamente do e-mail ou ter uma plataforma em nuvem para download, consulta e armazenamento desse tipo de documento, como a fornecida pela Arquivei. A plataforma está diretamente integrada à Secretaria da Fazenda, o que garante o recebimento e a autenticidade de 100% das notas emitidas contra seu CNPJ.

“A segurança da informação é um dos itens que todas as empresas devem priorizar, principalmente as pequenas e médias, que são as mais suscetíveis aos ataques virtuais. Os dados, para estarem seguros, precisam atender a três pilares: confidencialidade, integridade e disponibilidade. A principal solução para prevenir golpes relacionados ao envio de notas fiscais é não depender do e-mail para receber um documento tão importante e profissionalizar o processo”, lembra Vitor de Araújo, fundador da Arquivei .

A segurança não é o único desafio enfrentado pelo departamento fiscal das empresas. Segundo pesquisa da Arquivei, 78% delas não recebem todos os documentos e notas emitidos contra seus CNPJs, gerando desorganização e problemas junto ao fisco. Além disso, 63% das empresas alegam dificuldade para reconhecer notas indevidas emitidas contra elas, as famosas “notas frias”.

Website: http://www.arquivei.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto