Logo
Imprimir esta página

Gestão reduz gastos com saúde nas empresas

Presidente da ePharma orienta mudança de foco no setor

Os gastos com planos de saúde dos trabalhadores estão preocupando a maioria das companhias brasileiras. Levantamento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e da Asap (Associação para a Saúde Populacional) mostra que os reajustes dos planos de saúde equivalem hoje de duas a três vezes o índice do IPCA.

“As empresas brasileiras transferem anualmente R$ 160 bilhões às operadoras de saúde”, aponta o médico Luiz Carlos Silveira Monteiro, presidente da ePharma e conselheiro da Asap. Ele explica que esses gastos são importantes para atender as demandas dos trabalhadores e familiares em períodos de doença, mas ressalta que as companhias precisam ampliar sua visão de gestão de saúde.

O executivo destaca que a maioria das companhias ainda preserva uma cultura focada na doença. Para ele, os gastos com planos de saúde podem ser reduzidos adotando uma gestão centrada no estímulo à saúde dos colaboradores. “Esse modelo, conhecido como Gestão de Saúde Populacional, começa com um mapeamento de todo o seu público, detalhando o perfil de risco e demandas particulares”, esclarece o presidente da ePharma.

As companhias precisam estruturar sua gestão para incorporar as necessidades levantadas no diagnóstico e nas características culturais da corporação. Segundo o conselheiro da Asap, esses levantamentos mostrarão que 20% dos usuários consomem 80% dos recursos da área. Monteiro explica que a identificação desse público vai contribuir para a criação de programas de promoção e prevenção à saúde: “isso vai diminuir significativamente os custos com operadoras de saúde”.

Com os dados à disposição, será possível estabelecer programas para grupos específicos, promovendo o bem-estar. “Nossa experiência mostra que para fumantes, obesos e sedentários, além dos doentes crônicos, um modelo eficaz traz resultados significativos, melhorando inclusive o desempenho do colaborador”, orienta o médico. Ele lembra ainda que mesmo a população saudável deve receber atenção, estimulando a manutenção da qualidade de vida.

Para Monteiro, essas mudanças na gestão de saúde das companhias podem render outros frutos. Os resultados têm forte potencial para influenciar até mesmo os familiares. “Estimular hábitos saudáveis é um passo estratégico não apenas para redução de custos, mas para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma.

A ePharma

Referência em gerenciamento de benefícios farmacêuticos no Brasil desde 1999, a ePharma desenvolve soluções inovadoras para acesso e adesão a medicamentos oferecendo gestão e orientação especializada. Inovação, integração e cuidado em saúde são os pilares que sustentam a estratégia da companhia para atendimento aos seus clientes.

A ePharma está conectada a mais de 26 mil farmácias em mais de 3.000 municípios em todo o Brasil. São mais de 28 milhões de usuários atendidos por ano em planos de medicamentos. A empresa realiza mais de 8 mil procedimentos por mês em mais de 1,2 mil clínicas e laboratórios credenciados. Além disso, 14 mil pacientes são monitorados por mês em PSPs (Programas de Suporte a Pacientes) de diversas corporações. A empresa atende 200 clientes corporativos, 18 indústrias farmacêuticas e 5 operadoras no país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto