Logo
Imprimir esta página

Ano Novo Chinês pode afetar importações brasileiras

Ano Novo Chinês pode afetar importações brasileiras

O Ano Novo Chinês começa dia 16 de fevereiro de 2018. Nesta data, dificilmente alguém conseguirá contatar ou negociar com os chineses, até porque trata-se de um feriado que envolve cultura e religião, dois grandes pilares da sociedade na China. No período, mais de 100 milhões de trabalhadores tiram folga e, no total, 300 milhões de chineses viajam às suas cidades natais para comemorar o feriado ao lado de familiares.

Oficialmente o feriado de Ano Novo é de sete dias, sendo os três primeiros irrevogáveis, mas tradicionalmente é comemorado durante 15 dias e ainda há muitas pessoas, principalmente no interior do país, que respeitam esse calendário. De acordo com Maiara Cordoba, coordenadora de produto da Allog International Transport, empresas que possuem fornecedores chineses devem se preparar para este período, antecipando seus pedidos e mantendo uma programação de embarques previamente combinado. “É importante que seja feito um planejamento a curto e médio prazo”, destaca.

Outro aspecto do mercado chinês que afeta as operações de importadores é que grande parte das fábricas não trabalham com estoque de produtos finalizados. Nas fábricas que possuem escritórios em Hong Kong, onde os funcionários só tiram três dias de folga, e nas que fazem negócios através de agentes de carga, sempre há alguém atendendo ao telefone.

Os problemas já iniciam antes do feriado, quando importadores encontram dificuldade para conseguirem espaço nos navios e aeronaves devido ao acúmulo de carga. Após o feriado, pode ocorrer demora no retorno dos trabalhadores às fábricas, atraso nas entregas e oferta de carga maior que a de navios e espaço em aeronaves, principalmente nas primeiras viagens.

Bookings de navios já programados normalmente ocorrem durante o feriado, isto quando os armadores não aplicam o “blank sailing” (quando não ocorre a saída programada). Já no modal aéreo, as reservas realizadas até a data limite da carga seguirão regularmente, porém alguns embarques podem sofrer atrasos devido ao cancelamento de voos, comum ocorrer neste período com algumas cias aéreas.

A aduana de Shanghai também trabalha em plantão das 9h às 11h30 da manhã durante os dias do feriado. Desta forma, as liberações ocorrem somente neste período. Segundo a coordenadora de produto da Allog, a principal alternativa para garantir a importação para demandas com sensibilidade de tempo é os importadores se anteciparem e realizarem essas operações em dezembro e em janeiro (antes do feriado). “Desta forma, terão tempo hábil para os trâmites legais e as fábricas atenderem com a produção”, finaliza.

Feriados chineses

A China tem dois feriados prolongados: o Ano Novo Chinês e a comemoração da fundação da República Popular da China, que acontece na primeira semana de outubro. Como a China segue o calendário lunar, as comemorações de Ano Novo mudam a data todo ano, geralmente ocorrem dentro da segunda semana de fevereiro e as festividades podem durar até um mês, o que dificulta o contato com fornecedores nesta época do ano.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto