Brasil,

Tofu

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Artigo Jornalistico, com referencias diversas, pesquisas feitas através do G o o g l e- Data 03/03/2004
  • SEGS.com.br - Categoria: Mais Saúde
  • Imprimir

TOFU

Tofu

É um queijo a base de “leite de soja” coagulado e solidificado, originário da China e introduzido no Japão pelos monges budistas durante a Era Heian por volta do ano 600.
Dos alimentos à base de soja tradicionalmente consumidos no Oriente, o TOFU é o mais popular e indispensável à dieta diária japonesa, podendo ser consumido em inúmeros pratos dessa culinária.
Como alimento saudável e de alto valor nutritivo, também está se tornando popular nos países ocidentais e vem gradativamente ganhando popularidade como um substituto para ovos, queijos, carnes e outros alimentos de origem animal.
Foi observado um aumento considerável no consumo de TOFU nos Estados Unidos e na Europa. No Brasil, devido a uma significativa população de descendentes de imigrantes orientais, seu consumo é acentuado.

Benefícios

Alimento light e nutritivo
Repositor Hormonal Natural
Ajuda baixar o nível de colesterol
Bom para a pele
Substitui o leite de vaca em casos de alergia à lactose
Auxilia na menopausa
Diminui a Tensão Pré Menstrual (TPM)
Prevenção contra Osteoporose, Arteriosclerose e Problemas cardíacos
Contém 8 aminoácidos essenciais

Há mais de 2.000 anos o TOFU é um excelente aliado da nossa saúde. Destaca-se como um alimento altamente protéico e nutritivo, que funciona como uma importante fonte de ácidos graxos poliinsaturados, aminoácidos, minerais (cálcio, fósforo e ferro) e vitaminas (B, D, E, F, K), ao mesmo tempo que apresenta baixa proporção de gorduras saturadas e ausência total de colesterol. Por ter baixa concentração de calorias (de 72 a 87 calorias por 100 gr) e por ser de fácil digestão, é o alimento ideal para dietas de emagrecimento e alimentação de crianças e idosos.

O TOFU apresenta uma vantagem adicional sobre os alimentos de origem animal: não possui gordura saturada. A gordura saturada, quando consumida em grande quantidade, é maléfica ao nosso organismo, por conter colesterol e por acumular no sistema vascular podendo causar arteriosclerose. A gordura não saturada, presente no TOFU , não tem colesterol e ajuda no bom funcionamento do nosso corpo, servindo como veículo para o transporte de vitaminas solúveis exclusivamente em gordura (A, D, E e K). Sendo assim, o TOFU funciona como um grande aliado no combate de diversos males - como doenças cardiovasculares, problemas circulatórios, diabetes, arteriosclerose e osteoporose – uma vez que colabora para a eliminação do colesterol ruim por meio da lecitina de soja, substância capaz de dissolver os depósitos de gordura e colesterol do organismo.

Uma análise realizada em 1995 revelou que o consumo de 25g de proteína de soja por dia é capaz de reduzir os níveis de colesterol total (9,3%), LDL-colesterol (12,9%) e triglicerídeos (10,5%). Devido a esses resultados, a “Food and Drug Administration” (FDA), órgão que regulamenta os usos de alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, recomendou que nos rótulos de produto à base de soja seja colocado em destaque que 25g de proteína de soja por dia são eficientes na redução do colesterol sangüíneo e do risco de ataques cardíacos.

As mulheres contam ainda com mais uma razão para incluírem o TOFU e os demais derivados de soja em sua alimentação diária: o uso constante de TOFU ameniza os sintomas acarretados pela menopausa. Estudos notificaram a presença de várias categorias de substâncias anti-carcinogênicas na proteína da soja, dentre elas a isoflavona, um fenol heterocíclico estruturalmente semelhante aos estrógenos humano e sintético, que pode inibir o crescimento de células do câncer de mama e de próstata. A isoflavona, além disso, possui ação antioxidante, que por inibir a produção de oxigênio reativo diminui a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Para completar, um elevado consumo de isoflavonas ajuda as mulheres, no período pré-menopausa, contra o cancro da mama e a reduzir alguns sintomas da menopausa, como diminuição de fogachos (ondas de calor) e suores noturnos.

Estudos desenvolvidos por médicos americanos comprovaram que a incidência de câncer de mama é em número bem menor entre as mulheres que consomem produtos derivados de soja diariamente. Esses estudos constataram que a soja não apenas previne o câncer de mama, como também outros tipos de câncer, além de proteger contra problemas cardíacos e contra a osteoporose.

Aclamado como um dos mais eficientes fatores já descobertos no combate ao colesterol e ao câncer de mama, o TOFU vem sendo cada vez mais utilizado como um importante aliado no combate de muitas doenças. No entanto, não devemos ver o TOFU como um remédio, mas como um delicioso benefício à saúde.

Tofu à Milanesa
Ingredientes
- 2 xícara(s) (chá) de tofu em cubos pequenos
- quanto baste de shoyu
- quanto baste de sal
- quanto baste de curry
- 2 unidade(s) de ovo batido(s)
- quanto baste de farinha de trigo para empanar
- quanto baste de farinha de rosca para empanar

Modo de Preparo

Tempere o tofu com sal e curry dos 2 lados. Coloque no shoyu e deixe descansar por alguns minutos. Passe na farinha de trigo, depois nos ovos batidos e, por último, na farinha de rosca. Frite em óleo bem quente e sirva.

Tofu Grelhado

Ingredientes:
tofu fresco,
shoyo,
óleo vegetal.

Para preparar:
Corte o tofu em fatias de aproximadamente 3 cm de espessura. Unte uma frigideira pré aquecida e grelhe o tofu de um lado e de outro, regando-o com 1 colher de sopa de shoyo.
Opcional: alho, cebola (para refogar), cebolinha (para decorar), cenoura cortada fininha e refogada para acompanhar o grelhado.

{jcomments off}


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar