Mais Saúde

Broto do Feijão

BROTO DE FEIJÃO

Broto do Feijão

Pesquisa revela que o broto de feijão – vegetal tradicionalmente encontrado em pratos da culinária chinesa – apresenta considerável teor de compostos fenólicos, substâncias responsáveis por ações antioxidantes benéficas à saúde.

Broto

Entre os alimentos de origem oriental que têm feito sucesso em países ocidentais está o broto de feijão-mungo (Vigna radiata L.). Mas este vegetal tem sido cada vez mais consumido não apenas porque a culinária chinesa está conquistando novos adeptos. Na verdade, a procura por alimentos naturais e com alto valor nutritivo – que se intensificou nos últimos anos – também ajuda a explicar a crescente fama do broto de feijão. Rico em vitaminas e minerais e com baixo teor de lipídios, ele apresenta ainda propriedades antioxidantes, já que contém compostos fenólicos. Estas substâncias têm sido associadas ao combate a radicais livres e à prevenção do envelhecimento precoce, entre outros benefícios à saúde.

Vera Lúcia Arroxelas Galvão de Lima e sua equipe, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), quantificaram o teor total de compostos fenólicos no broto de feijão e avaliaram a ação antioxidante do extrato desse vegetal. Imediatamente após a colheita, as plantas – cultivadas em Gravatá (PE) – foram levadas ao Laboratório de Análises Físico-química e Sensorial de Alimentos do Departamento de Ciências Domésticas da UFRPE, onde foram estudadas.

“Os resultados permitem concluir que o broto de feijão-mungo tem considerável quantidade de fenólicos totais, cuja extração foi mais eficiente com o uso de água à temperatura ambiente”, afirmam os pesquisadores em artigo publicado na Revista de Nutrição, na edição de janeiro-março de 2004. Além disso, “o extrato aquoso desse vegetal, com maior teor de fenólicos totais, exibiu ação antioxidante”, completam.

De acordo com Vera Lúcia e sua equipe, o conteúdo de compostos fenólicos no broto de feijão é maior que o encontrado em outros vegetais, como cebola, cenoura, tomate e ervilha. Quanto ao efeito antioxidante da iguaria chinesa, os experimentos (em um sistema modelo) mostraram que ela consegue inibir a oxidação em quase 50%. Contudo, pimenta, extrato aquoso de canela, germe de trigo e ginseng parecem apresentar uma ação oxidante superior à do broto de feijão. Mesmo assim, “o consumo do broto de feijão-mungo poderá proporcionar efeitos benéficos à saúde”, garante o grupo coordenado por Vera Lúcia no artigo.

Fonte:Agência Notisa
www.notisa.com.br

Salada de Batata com Broto de Feijão

Ingredientes:
1 1/2 kg de batatas médias cozidas e descascadas
1 xícara de maionese
1/4 de xícara de molho de soja
1/4 de xícara de vinagre

Pimenta do reino
200 g de broto de feijão aferventado e escorrido
2 pimentões vermelhos grandes cortados em pedaços de 1/2 cm
1/3 de xícara de cebolinha verde picada

Preparo:
Deixe as batatas esfriarem ligeiramente e corte em cubinhos.
Numa vasilha misture as batatas ainda quentes com a maionese, o molho de soja e o vinagre.
Tempere a gosto com pimenta do reino e misture cuidadosamente.
Junte o broto de feijão e os pimentões.
Cubra e leve a geladeira por 2 horas ou mais.
Coloque numa saladeira e polvilhe com a cebolinha.
Rende 12 porções com 227 calorias cada porção.

{jcomments off}


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: Comentários com Link são bloqueados automaticamente (Comments with Links are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo