Brasil, 21 de Julho de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Prevenção no Verão: especialista fala sobre o tipo mais agressivo de câncer de pele e as formas de prevenção

Médico do NEOCANP ressalta a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Melanoma.

O melanoma é considerado agressivo, pois as células podem se espalhar rapidamente pela corrente sanguínea. É o tipo com mais chance de causar metástase

O câncer de pele é o tipo mais frequente de câncer no Brasil e de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país.O tipo mais agressivo de câncer de pele é o Melanoma Cutâneo, que tem origem nos melanócitos - células produtoras de melanina, substância que determina a cor da pele - e quase na totalidade dos casos ocorre na pele, mas pode iniciar também no olho, nas mucosas e nas meninges.

De acordo com o Dr. Luciano José Biasi, especialista em Cirurgia Oncológica e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, do NEOCANP – grupo focado no diagnóstico e tratamento do câncer de pele, que atende no Hospital Instituto de Neurologia de Curitiba, o melanoma representa apenas 3% dos cânceres de pele, porém, pela sua característica de agressividade,é responsável por 80% das mortes pela doença. “O melanoma é considerado agressivo, pois as células podem se espalhar rapidamente pela corrente sanguínea. É o tipo com mais chance de causar metástase”, explica o especialista.

Comumente caracterizado por uma mancha ou “pinta” marrom que apresenta algumas alterações, o melanoma tem grandes chances de cura, caso seja detectado nas fases iniciais. Por isso, é preciso ficar atento aos sinais conhecimento como ABCDE:

A: Assimetria da lesão;

B: Bordas irregulares;

C: Coloração com tons variados;

D: Diâmetro maior de 6 mm;

E: Evolução.

O melanoma é o único câncer em que a classificação de fases evolutivas da doença é medida pela espessura em fração de milímetros. “Uma pequena diferença na espessura de 1 mm para 4 mm significa um aumento no risco de morte de 10% para 40% em 10 anos”, diz o cancerologista.

Apesar de ser uma das principais características desse tipo de câncer, nem todo melanoma é pigmentado, uma pequena fração deles tem a cor rosada podendo ser confundido com outros tipos de câncer de pele ou mesmo com lesões benignas. As pintas que já existentes no corpo são responsáveis por menos de 20% dos casos de melanoma, a maioria deles aparece como uma mancha escura nova que não existia antes. Vale a dica, fique atento a novas manchas que antes não tinha”, orienta.

Não há uma causa definida para o aparecimento desse câncer, mas, especialista indicam, que omais provável é que uma combinação de fatores ambientais e genéticos provoque a doença. “A exposição à radiação ultravioleta (UV) do sol e de câmaras de bronzeamento artificial é a principal causa de melanoma, principalmente os da pele da face, do tronco e membros”, finaliza.

Para se proteger do sol e reduzir as chances de desenvolver melanoma cutâneo:

A exposição intensa ao sol é o principal fator ambiental que causa melanoma cutâneo, por isso:

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio dia com maior intensidade de radiação UV;
Use protetor solar nas áreas expostas;
Use roupas adequadas de fibras naturais;
Use chapéu e óculos escuros;
Procure um médico para avaliar qualquer mancha persistente que mude cor e tamanho.

Serviço:

NEOCANP - Clínica Tarlé - Rua Prudente de Moraes, 1250, Centro - Curitiba.

NEOCANP – Hospital INC – Rua Jeremias Maciel Perreto, 300. Ecoville – Curitiba- (41) 3224 8888

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo