Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Quando os suplementos alimentares valem a pena?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Aline de Andrade - Nutricionista
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Presente em mais da metade dos lares brasileiros, entenda o que são suplementos alimentares e a necessidade de seu consumo.

“Suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveisLocal: Porto Alegre, RS.

Embora os suplementos alimentares sejam vendidos sem prescrição nutricional ou médica, nem todo mundo precisa deles. O ideal é usá-los com acompanhamento. Os suplementos estão cada vez mais presentes no dia a dia dos brasileiros. A indústria de Suplementos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad) apontam que 54% dos lares do país possuem ao menos uma pessoa que consome esse tipo de produto.

Ainda não existe uma previsão legal para a categoria “suplementos alimentares”. Em outras palavras, ainda não existe regulamentação específica para esses itens, e de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), não há previsão legal.

Mas o que são suplementos alimentares? Para uma definição clara, podemos utilizar o que foi apresentado em um informativo da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição em 2015:

"Suplementos alimentares são produtos constituídos por fontes concentradas de substâncias como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos (como o ômega-3), ervas e extratos, probióticos, aminoácidos, enzimas, carotenoides, fitoesteróis, entre outros. A partir de sua composição os suplementos podem apresentar efeitos nutricionais, metabólicos e/ou fisiológicos que se destinam a complementar a alimentação normal em casos em que a ingestão desses componentes seja insuficiente. O produto pode ser apresentado nas formas sólida, semissólida, líquida e aerossol, como tabletes, drágeas, pós, cápsulas, granulados, pastilhas mastigáveis, líquidos e suspensões. Suplementos alimentares têm por finalidade complementar a alimentação de indivíduos saudáveis".

A nutricionista Aline de Andrade comenta que o alimento é a matéria-prima da qual o indivíduo irá extrair energia e nutrientes para assegurar sua saúde e seu desempenho físico. Entretanto, ressalta que em algumas situações somente o alimento não consegue garantir a oferta de carboidratos, proteínas e vitaminas. Nesses casos, os suplementos alimentares podem ajudar a suprir o déficit. Os suplementos não entram no lugar dos alimentos. Eles funcionam como coadjuvantes, se for o caso, explica a nutricionista.

É importante lembrar que o indicado é procurar um especialista na hora de consumir esses suplementos.

Website: http://www.alinedeandrade.com.br/as-10-perguntas-mais-frequentes-sobre-nutricao/


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo