Brasil, 17 de Julho de 2018

+ F O N T E -

Vigilantes do Peso prepara dicas e receitas para o Verão

Verão 2018

É possível manter a dieta mesmo numa época em que muitas pessoas estão de férias, viajam, curtem dias ao ar livre, na praia ou na piscina. Tenha em mente que planejamento é tudo! Se está de férias, tenha sempre opções saudáveis em casa para não descuidar da dieta. Se vai curtir um final de semana na praia, programe-se para levar lanches nutritivos e não precisar recorrer às comidas vendidas nos quiosques ou na areia.

Com as altas temperaturas, perdemos muito líquido através do suor e quando temos sensação de sede, é porque já perdemos uma boa parte da hidratação do organismo. Por isso, manter-se adequadamente hidratado é a chave para sentir-se bem durante todo o verão! Frutas ricas em água são ótimas opções para se manter hidratado: invista em abacaxi, pera, melancia, melão, uvas. Dê sabor à água adicionando rodelas de limão, laranja, pepino ou abacaxi, morangos em pedaços, folhas de hortelã ou manjericão, gengibre ou outros ingredientes à sua escolha. Experimente utilizar água com gás par ter uma nova experiência.

A relação com a comida deve ser a mais natural possível, sem sofrimento nem privações! Ao comer fora de casa, pesquise o cardápio do restaurante que vai visitar e procure optar pelas carnes grelhadas, legumes cozidos, arroz ou massa integrais e molhos leves, como os à base de tomate ou legumes, iogurte natural ou ervas. Receba seus amigos em casa com petiscos saudáveis e refrescantes: tiras de cenoura e aipo com molhos à base de iogurte natural ou queijo cottage e ervas, espetinhos de frutas variadas, água aromatizada com limão e hortelã, queijo branco e tomate cereja temperados com manjericão. Use a sua criatividade!

Receitas:

Filé de frango grelhado com salsa tropical

Tempo total: 1h 04 min

Tempo de preparo: 20 min.

Tempo de cozimento: 14 min.

Porções: 4

Dificuldade: fácil

O abacaxi combina muito bem com o abacate nessa receita de inspiração cubana. Essa salsa também fica deliciosa para acompanhar carne de porco.

Ingredientes

¼ de xíc. de suco de limão

¼ de xíc. de suco de abacaxi

3 colheres de sopa de coentro picado

1 colher de chá de azeite de oliva

¾ colher de chá de cominho em pó

½ colher de chá de sal

○ 1 dente de alho picado

○ 450g de peito de frango, sem pele e sem osso, cortado em 4 filés

○ 1 ½ xíc. de abacaxi picado

1 abacate pequeno picado

○ 2 colheres de sopa de cebola roxa picada

2 jatos de óleo spray

1 pitada de pimenta-calabresa em flocos

Modo de preparo

Em uma tigela pequena, misture o suco de limão, o de abacaxi, o coentro, o azeite, ¼ c.c. de cominho e o sal. Separe 5 C.S. dessa mistura e coloque em uma tigela. Reserve o restante do molho.

Adicione o alho e o restante do cominho ao molho separado. Coloque os filés de frango para marinar nesse molho. Tampe o pote e deixe na geladeira por pelo menos 30 minutos.

Enquanto isso, prepare a salsa tropical misturando o abacaxi, o abacate e a cebola ao molho reservado.

Unte uma frigideira ou grill com óleo spray e leve ao fogo médio. Retire o frango da marinada e grelhe por 5 a 7 minutos, cada lado, até estar totalmente cozido.

Arrume os filés grelhado em pratos, espalhe a salsa sobre eles e tempere com sal, folhas de coentro e a pimenta-calabresa em flocos. Cada porção equivale a 1 filé de frango e ½ xíc. de salsa.

DICA

Você não precisa comprar ou fazer o suco de abacaxi para essa receita. Corte o abacaxi em cubos no dia anterior, guarde em um pote de vidro com tampa e deixe na geladeira até a hora de preparar. Você vai ter suco suficiente no fundo do pote para utilizar na receita.

Frozen Mojitos de melancia

Tempo total: 5 min

Tempo de preparo: 5 min.

Porções: 8

Dificuldade: baixa

Esse mojito diferente e sem álcool é uma ótima maneira de utilizar sobras de melancia. Bata e congele em forminhas de gelo para um toque refrescante em várias receitas.

Ingredientes

8 ½ xíc. de melancia em cubos, batida, sem sementes, congelada no dia anterior

400 ml de refrigerante de limão diet

¾ de xíc. de suco de limão fresco

2 colheres de sopa de extrato de rum

3 colheres de sopa de hortelã fresca, picada

Modo de preparo

Em um liquidificador ou mixer, bata metade da melancia.

Adicione a metade do refrigerante, do suco de limão e 1 C.S. do extrato de rum e bata até ficar cremoso.

Misture 1 ½ colher de sopa da hortelã picada e coloque em 4 copos altos.

Repita os passos anteriores com o restante dos ingredientes.

Decore utilizando folhas de hortelã. Cada porção equivale a 1 xícara.

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::