Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de maneira intencional nas atividades de lazer

106 milhões de brasileiros se expõem ao sol de maneira intencional nas atividades de lazer

Campanha da SBD estimula a população a se prevenir contra o câncer mais comum entre brasileiros

São 106 milhões de brasileiros que se expõem ao sol de maneira intencional nas atividades de lazer. E ainda, 95 milhões de pessoas no país não se protegem do sol de maneira regular. Isso inclui filtro solar, chapéu, boné ou blusas compridas. As informações são da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A campanha da SBD - intitulada Dezembro Laranja - existe para estimular a população na prevenção e no diagnóstico ao câncer da pele. No IBCC vamos estimular as pessoas a compartilhar nas redes sociais uma foto vestindo uma peça de roupa laranja, publicando-a com a hashtag #DezembroLaranjaIBCC.

De acordo com o médico dermatologista do IBCC, Dr. Aldo Toschi, é preciso se atentar aos cuidados contra um tipo de câncer dos mais comuns entre os brasileiros e que representa 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil. Apesar de a pele ser o maior órgão do corpo humano, são poucos aqueles que preocupam-se com a incidência dos raios de sol. “Filtro solar é essencial para pessoas de pele clara quando expostas ao sol por um tempo mais prolongado, mas as pessoas de pele mais escura devem se proteger também”, explica o médico. No ano passado, segundo o INCA, foram 181.430 novos casos.

Tipos de câncer
Ele explica que existem dois tipos de câncer de pele, os não-melanomas e os melanomas. Os não-melanomas representam 94% do total dos casos de câncer de pele e os dois tipos mais comuns são o basocelular (carcinoma de células basais) e o espinocelular (carcinoma de células escamosas). Ambos acontecem quando há exposição crônica ao sol e atingem mais pessoas de pele e olhos claros e adultos acima de 40. “O câncer de pele do tipo não-melanoma tem uma incidência alta, mas se tratado precocemente o percentual de cura também é alto” explica o dermatologista. Ele alerta ainda que a maioria dos tumores de pele são benignos. “Mas mesmo quando benignos servem como um sinal de preocupação e devem ser tratados com um especialista”, acrescenta.

Já o melanoma é um tipo menos frequente, tem o pior prognóstico e o mais alto índice de mortalidade. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, embora o diagnóstico de melanoma normalmente traga medo e apreensão aos pacientes, as chances de cura são de mais de 90%, quando há detecção precoce da doença.

Riscos
Pessoas de pele clara e que se queimam com facilidade quando se expõem ao sol, como nos fototipos I e II, têm mais risco de desenvolver a doença, que também pode manifestar-se em indivíduos negros ou de fototipos mais altos, ainda que mais raramente. O melanoma tem origem nos melanócitos, células que produzem a melanina, o pigmento que dá cor à pele. Normalmente, surge nas áreas do corpo mais expostas à radiação solar. Em estágios iniciais, o melanoma se desenvolve apenas na camada mais superficial da pele, o que facilita a remoção cirúrgica e a cura do tumor. Nos estágios mais avançados, a lesão é mais profunda e espessa, o que aumenta a chance de se espalhar para outros órgãos (metástase) e diminui as possibilidades de cura. (da Sociedade Brasileira de Dermatologia).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo