Brasil,

Obstetra Michel Odent recebe título de Doutor Honoris Causa

Médico fará palestra "Parto e Nascimento: dos avanços técnicos aos científicos" transmitida ao vivo de Londres, em inglês, com tradução consecutiva

No próximo dia 05 de dezembro o ginecologista e obstetra francês Michel Odent receberá o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Brasília Organizado pelo Instituto Michel Odent (IMO) em parceria com a ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento da Universidade de Brasília em evento aberto para o público.

O evento contará também, com a presença do Dr. Alberto Guimarães, do Programa Parto sem Medo de São Paulo, atual presidente do Instituto Michel Odent e defensor dos conceitos de Parto Humanizado, Guimarães também é responsável por traduzir, publicar e manter as obras completas em português deste incrível obstetra francês que tem oferecido grandes contribuições para humanidade. O trabalho do médico tem sido fundamental para implementar as ideias de Odent no ambiente hospitalar brasileiro, cenário da maioria dos nascimentos do país.

"Os estudos e aplicações sugeridas por este obstetra são fundamentais para uma mudança no ambiente hospitalar que pode proporcionar à mulher uma vivência plena do processo com menor interferência. Os resultados em satisfação e desfechos positivos incentivam que novos profissionais modifiquem suas culturas obstétricas", destaca o presidente do Instituto que vem ao longo dos anos oferecendo treinamentos e participando de programas como Parto Adequado, com mudanças já sentidas no cenário hospitalar.

O ginecologista Michel Odent, radicado na Inglaterra, é referência mundial em obstetrícia e parto natural, compartilha seu olhar sobre o futuro dos métodos de nascimento começando pela pergunta: “Pode a humanidade sobreviver à medicina? ” Odent ressalta sua preocupação sobre o destino da civilização nascida na ausência dos “hormônios do amor”, liberados apenas em condições específicas de trabalho de parto, além da ótica sobre a principal função de quem assiste aos nascimentos, que é de proteção ao ambiente para que as mulheres se sintam confortáveis ao darem à luz.

“Em primeiro lugar é uma honra receber o lançamento de Michel Odent em minha clínica. Acredito que essa obra é essencial para os ativistas dos direitos humanos, para a proteção do meio ambiente, tal como o desenvolvimento sustentável e inspiração aos líderes políticos. Um livro escrito para todos”, ressalta o presidente do Instituto Michel Odent, Dr. Alberto.

O Instituto Michel Odent é uma organização sem fins lucrativos, de natureza cultural e apartidária, recentemente fundada no Rio de Janeiro. “Sem dúvida o IMO chega para disseminar todo conhecimento por meio de estudos e conceitos inovadores gerados pelo nosso mago, Michel Odent. Através da realização de palestras, seminários, cursos, qualificações, intercâmbios, eventos, pesquisas, filmes, exposições e outras iniciativas socioculturais e da natureza formativa, vamos espelhar pelo Brasil seu brilhante trabalho”, finaliza Dr. Guimarães.

Dr. Alberto Guimarães, ginecologista e obstetra

Defensor dos conceitos de parto humanizado e presidente do Instituto Michel Odent, o médico encabeça a criação do Programa Parto Sem Medo, um novo modelo de assistência à parturiente onde enfatiza que o parto é um evento de máxima feminilidade e a mulher e o bebê devem ser os protagonistas. Formado pela Faculdade de Medicina de Teresópolis e mestre pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), atualmente exerce o cargo de gerente médico para humanização do parto e nascimento do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, CEJAM, em maternidades municipais de São Paulo para o Programa Parto Seguro à Mãe Paulistana.

Michel Odent

O cirurgião francês tem dedicado a maior parte de sua vida ao estudo do “período primal”, voltado à vida fetal, parto e primeiro ano de vida da criança. Introduziu conceitos inovadores tais como: salas acolhedoras para o parto, piscinas de parto em maternidades e sessões de canto para as mulheres grávidas. Além disso, popularizou o parto na água nos anos 1960, ao introduzir piscinas no ambiente do nascimento. É um dos precursores do movimento de Humanização do Parto. Para o médico, mais do que "humanizar", é preciso "mamiferizar". Odent é autor de 10 livros traduzidos para 20 idiomas e fundou o Centro de Investigação em Saúde Primal, em Londres, Inglaterra.

Confira Programação:

Data: 04/12

Horário: 19h30

Tema: Roda de conversa com o tema "O pensamento de Michel em nossas práticas', com Ricardo

Chaves, Heloisa Lessa, Maysa Luduvici Gomes, Alberto Guimarães, Ana Cyntia Baraldi e outros.

Local: Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília.de

Data: 05/12

Horário: 8h30

Tema: Palestra de Michel Odent com título: 'Parto e nascimento: dos avanços técnicos aos avanços científicos', em inglês, com tradução consecutiva.

Local: Auditório da Reitoria Universidade de Brasília.

Data: 05/12

Horário: 10h30

Tema: Cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa – homenageado – Dr. Michel Odent

Todas os eventos são abertos ao público.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: