Brasil, 25 de Junho de 2018

+ F O N T E -

Conecta Saúde traz ao Brasil o cientista Marco Bobbio, líder do movimento da Slow Medicine na Itália

As inscrições estão abertas para líderes empresariais do setor saúde participarem do Conecta Saúde 2018, que discute em sua 2ª edição, modelos disruptivos que transformam a saúde, nos dias 17 e 18 de outubro.

A ideia é discutir novos conceitos e modelos em saúde que estão revolucionando a medicina e maximizando resultados na saúde.

Slow Medicine

Há muita tecnologia e pouca anamnese. Este é o pensamento essencial do médico italiano Marco Bobbio, que estará no Brasil para participar do painel “Slow medicine – Um resgate à essência da arte de cuidar”, no Conecta Saúde.

Bobbio, que é secretário-geral da Associação Italiana de Slow Medicine e autor do consagrado livro “O Doente Imaginado”, vem atuando há anos na luta por uma medicina sem pressa, em que médicos e pacientes se conectam mais.

Em sua apresentação no Brasil, Marco Bobbio irá mostrar como, na prática, tal filosofia tem modificado a gestão dos hospitais na Itália. É daquele país que vêm as raízes do slow medicine, derivado do movimento Slow Food, fundado por Carlo Petrini, em 1986, em Piemonte.

Reduzindo custos

O médico Lucas Zambon apresentará o movimento Choosing Wisely. Criado pela American Board of Internal Medicine (Abim) Foundation, em 2012, o conceito significa algo como “escolher sabiamente” e está relacionado a redução de custos. Mas, sobretudo, a melhores práticas médicas e a medidas que sejam seguras para o paciente. Uma das atuações mais contundentes da Abim Foundation é ter conseguido que mais de 70 sociedades médicas tenham revisado 400 recomendações de exames ou tratamentos que devem ser rediscutidos quanto a sua eficácia clínica.

Prescrição eletrônica reduz mortalidade

No painel “Iniciativas para um novo modelo”, o Conecta Saúde levará ao público o Computerized Physician Order Entry, um sistema de prescrição eletrônica que vem impactando os hospitais. Dados internacionais revelam que a maioria dos erros médicos está relacionada ao momento da prescrição. O uso de ferramenta, segundo Carlos Eli Ribeiro, CEO da Sollis Soluções Integradas, tem diminuído os índices de eventos adversos e de mortalidade, de maneira drástica.

Reforma trabalhista na saúde: o que muda?

No segundo dia do Conecta, 18 de outubro, o professor de Relações do Trabalho da USP, José Pastore, fala sobre as novas relações de trabalho na saúde sob a ótica da reforma trabalhista.

Conecta Saúde é uma realização da FEHOESP e de seus sindicatos filiados, organizado pelo IEPAS, com apoio institucional da KPMG e do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEx). Inscrições no site www.fehoesp360.org.br/iepas/congressos

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::