Brasil, 15 de Dezembro de 2018

TOKIO MARINE SEGURADORA

+ F O N T E -

Entenda o que é e como tratar a neuropatia periférica

Entenda o que é e como tratar a neuropatia periférica

Condição que afeta os nervos periféricos, a neuropatia compromete a transmissão das informações do cérebro e da medula espinhal para o corpo em geral. Esta alteração pode danificar permanentemente os nervos, causando problemas irreversíveis e, em casos mais extremos, o óbito do paciente.

Causas da neuropatia periférica

Existe um grande leque de possíveis causas da doença, o que pode dificultar a detecção do motivo principal desencadeante. Entre os principais fatores estão:

- alcoolismo
- má nutrição
- doenças autoimunes
- diabetes
- uso de medicamentos - principalmente os utilizados em quimioterapia
- alguns tipos de infecções virais e bacterianas
- exposição a substâncias tóxicas
- doenças hereditárias
- pressão/trauma sobre o nervo
- tumores
- deficiências vitamínicas
- doenças renais
- doenças do tecido conjuntivo
- hipotireoidismo
Quais são os sintomas?

Os sintomas, via de regra, estão ligados ao nervo atingido, e também variam conforme a ocorrência da lesão, sendo diferentes quando há só um nervo danificado, vários nervos ou o corpo inteiro.

Entre os mais comuns estão a dormência, o formigamento, e a sensação de queimação tanto nas pernas quanto nos braços. Costumam atingir inicialmente os dedos dos pés, os pés e, depois, as pernas. Há casos em que ocorre também a perda da sensibilidade, como não sentir dor ao pisar em algo pontiagudo, por exemplo.

Tratamento

Após exames físicos e clínicos, o médico especialista busca tratar a causa e controlar a presença dos sintomas. Além disso, o tratamento visa a interrupção da lesão ao nervo, melhorando a qualidade de vida do doente.

É comum que o médico peça a interrupção completa da ingestão de álcool, além de rever a dieta de forma a incluir mais vitaminas e nutrientes.

Dependendo do grau da lesão, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. Fisioterapia também pode ser aplicada, de forma a retomar o controle e a força muscular.


Publicidade

Compartilhar::

Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...: https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar que voce sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta totalmente automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::
Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Esta ferramenta é automatizada...Sucesso!


voltar ao topo