Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Doenças reumáticas e gravidez: uma gestação entre médico e paciente

As doenças reumáticas não são mais consideradas uma barreira para a mulher que deseja engravidar. Segundo a reumatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Elisa Terezinha Hacbarth Freire, a medicina nesta área evoluiu muito com a descoberta de novos medicamentos que propiciam às pacientes a chance de viver mais e melhor.

“As mulheres precisam entender que é direito delas poder gerar uma vida e, se não sofrem de infertilidade, não há motivos para terem medo”, pontua a reumatologista.

Considerada uma gravidez de risco, esta gestação requer atenção mais do que redobrada, apoio e sincronia de toda equipe médica que acompanhará a futura mãe. Como exemplo, a especialista destaca o pré-natal. “Diferente de gestações que não são de risco, as consultas acontecem com maior frequência e são aliadas ao acompanhamento do reumatologista. Durante o período também podem ser necessários exames mais complexos e em maior número”.

Além desses cuidados, a médica alerta sobre o uso de medicamentos que controlam o reumatismo. “Há situações em que o remédio precisa ser interrompido com pelo menos seis meses de antecedência, como no caso do metotrexato. Por isso, é de suma importância para quem tem reumatismo planejar e conversar com seu médico”, orienta.

Com relação às dores que a paciente pode sentir durante a gestação, provocadas pela doença, Elisa Terezinha Hacbarth Freire explica que variam de acordo com cada diagnóstico. Porém, as mudanças hormonais presentes na gravidez podem promover situações diversas. “Em casos de artrite reumatóide, por exemplo, é muito provável que a dor quase desapareça. Ao contrário do que acontece com o lúpus, onde as gestantes ficam mais propensas às crises”, observa.

Para a especialista, independente do tipo de reumatismo que acomete a grávida, é preciso manter a cabeça tranquila e equilibrada, uma alimentação nutritiva e rica em vitaminas e uma vida ativa, longe do sedentarismo.

COMPLEXO HOSPITALAR EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo sexto ano consecutivo em 2016.



Publicidade



Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS