Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Mudanças de hábitos ajudam a evitar dores nas costas

Mudanças de hábitos ajudam a evitar dores nas costas

Problema é um dos que mais afastam as pessoas das atividades diárias

A dor nas costas é um mal cada vez mais presente na vida das pessoas. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 80% da população apresentará ao menos um episódio de dor nas costas na vida. O problema é um dos responsáveis por afastar pessoas do trabalho e demais atividades do cotidiano. Esses dados incluem situações patológicas e condições que estão relacionadas aos maus hábitos de vida.

Smartphones, tablets e notebooks são tecnologias que trouxeram como efeitos adversos alguns vícios posturais e, consequentemente, o aumento excessivo na tensão física e psicológica. “O sedentarismo também é um fator comum às pessoas que apresentam crises recorrentes de dor nas costas”, lembra o médico ortopedista especialista em coluna Jonas Lenzi, do Hospital VITA.

A dor é definida como uma experiência sensorial e emocional desagradável, associada a um dano real ou potencial dos tecidos. É uma ferramenta de proteção, é o sintoma de sentinela, que indica ao indivíduo que alguma medida deve ser tomada a fim de evitar danos ao organismo. Por isso, “ao ser acometido por uma crise de dor nas costas, o indivíduo deve atentar para os possíveis fatores causadores”, destaca Lenzi.

O médico alerta também sobre o aumento de casos de pessoas que sofrem de dor crônica, aquela que perdura por mais doze semanas, como resultado do descaso à saúde. “Muitas são as causas para esse adiamento, que tem efeitos prejudiciais. O tratamento adequado da crise aguda é importante para restauração do equilíbrio físico, mental e espiritual”, destaca.

De acordo com o especialista, estudos estimam que apenas 15% dos episódios de dor na coluna lombar estão relacionados a patologias específicas como hérnia de disco, instabilidade vertebral e fraturas. As demais são chamadas de lombalgia inespecífica ou lombalgia mecânica, situações que expressam o mau funcionamento e a sobrecarga mecânica da coluna.

Geralmente, a dor na coluna cervical, dorsal ou lombar tem um curso autolimitado. “Cerca de metade dos pacientes obtém alívio de seus sintomas em até uma semana apesar do tratamento realizado. Raramente uma crise excede seis semanas de duração, período no qual deixa de ser designada como aguda”, explica.

Cuidados posturais, identificação das causas, fatores perpetuadores e a retomada de práticas saudáveis são fundamentais, embora frequentemente negligenciados. “A probabilidade de recorrência no primeiro ano varia de 30% a 60%”, ressalta Lenzi.

Febre, história de trauma, perda de peso inexplicável, história de câncer, intensidade desproporcional da dor e idade superior a 50 anos são sinais de alerta. Os quais correlacionam-se com patologias infecciosas, tumorais, fraturas e síndromes de compressão de nervos ou medula.

Caracterizar o quadro doloroso presente, afastar sinais e sintomas relacionados as patologias específicas da coluna é o início do correto manejo do quadro doloroso. Além disso, exames de imagem costumam auxiliar no diagnóstico de situações pontuais.

Confira algumas dicas para evitar dores nas costas:

- Praticar atividades físicas sob orientação profissional ajudam a prevenir dores;

- Alongar-se é essencial, evite ficar muito tempo sentado ou na mesma posição;

- Quando estiver sentado, mantenha as costas retas e apoiadas na cadeira;

- Tenha cuidado ao carregar objetos pesados, isso aumenta a tensão na coluna, prejudicando-a. Ao invés de se curvar a pessoa deve flexionar os joelhos e quadris. Recomenda-se também evitar pegar objetos pesados acima da cabeça com os braços esticados.

- Peso ideal: deve-se evitar o sobrepeso, estar além do peso ideal para as caraterísticas da pessoa ou com gordura concentrada na região abdominal pode aumentar a pressão sobre a região lombar;

- Cuidado ao usar o smartphone: curvar a cabeça e apoiar o aparelho no ombro pode resultar em mau jeito e causar um torcicolo.

- Evite permanecer muito tempo em pé: ficar na mesma posição durante muito tempo pode causar um enrijecimento na coluna vertebral e resultar em tensão muscular e dores;

- Cuidado ao escolher o colchão: o indicado é optar por colchão de acordo com o peso da pessoa, para dormir e acordar bem;

- Ao fazer caminhadas, use o calçado correto. Evite sandálias ou sapatilhas, sapatos retos não fornecem suporte à coluna. Prefira calçados com até 2 cm;

- Evite dormir de bruços, pois força a coluna e dificulta a respiração. Não levante de forma brusca, primeiro vire de lado, coloque as pernas para fora da cama e depois levante o tronco com auxílio dos membros superiores.

Sobre o Hospital VITA

A primeira unidade do Grupo VITA no Paraná foi inaugurada em março de 1996, no Bairro Alto, e a segunda em dezembro de 2004, no Batel. O VITA foi o primeiro hospital brasileiro a conquistar, no início de 2008, a Acreditação Internacional Canadense CCHSA (Canadian Council on Health Services Accreditation). A certificação de serviços de saúde avalia a excelência em gestão e, principalmente, a assistência segura ao paciente. Além disso, o VITA é um dos hospitais multiplicadores do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente (PBSP). Ele visa disseminar e criar melhorias inovadoras de qualidade e segurança do paciente. Integra também o grupo de hospitais da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP.O VITA oferece atendimento 24 horas e é referência nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, neurologia, cirurgia bariátrica, medicina de urgência, urologia, terapia intensiva, traumato-ortopedia e pediatria. Além disso, dispõe de um completo serviço de medicina esportiva, prestando atendimento a atletas de diversas modalidades; serviço de oncologia; Centro Médico e Centro de Diagnósticos. Para garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados aos pacientes, o VITA tem investido em ampliação da infraestrutura, tratamentos com equipes multidisciplinares, modernização dos equipamentos, humanização no atendimento, qualificação dos profissionais e segurança assistencial.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo