Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Água de cozimento da batata doce pode ajudar no emagrecimento

Pesquisa realizada no Japão e publicada pela Elsevier sugere que o peptídeo de batata doce ajuda a ativar a supressão do apetite e controlar o metabolismo lipídico em camundongos alimentados com dietas ricas em gordura.

A batata doce é grande aliada nas dietas para perda de peso e amiga de quem pratica atividade física. Mas uma descoberta feita por cientistas japoneses pode trazer mais uma utilidade para o tubérculo na luta pela boa forma: de acordo com um novo estudo publicado pela revista Heliyon da Elsevier, o amido na água que sobra do cozimento pode ter efeitos de emagrecimento.

Testes realizados em cobaias com uma dieta rica em gordura apresentaram redução de peso corporal após um mês de alimentação com peptídeo de batata doce produzido pela digestão enzimática de proteínas na água adquirida no cozimento. Isso sugere que o peptídeo desempenha um papel na digestão de gorduras. Mais pesquisas são necessárias para determinar se isso também acontece em seres humanos.

Mais de 105 milhões de toneladas métricas de batata doce são produzidas globalmente a cada ano, de acordo com o Centro Internacional da Batata (CIP), o que a torna a quinta colheita mais importante do mundo. Cerca de 15% da batata doce é usada para produzir produtos de amido, alimentos processados e bebidas destiladas no Japão. As águas residuais resultantes são geralmente descartadas e também podem causar problemas ambientais.

Neste estudo, o Dr. Koji Ishiguro (National Agriculture and Food Research Organization no Japão) e colegas queriam encontrar uma maneira de utilizar esse resíduo, por isso investigaram o efeito de proteínas encontradas na água na digestão em camundongos.

"Nós jogamos fora enormes volumes de águas residuais que contém proteínas de batata doce", explicou o Dr. Ishiguro. "Encontrar usos alternativos pode ser bom para o ambiente e também potencialmente para a saúde."

Os pesquisadores alimentaram três grupos de camundongos de dietas ricas em gordura, dando a um grupo a proteína digest (peptídeo de batata doce (SPP)) em alta concentração e uma concentração mais baixa a outro. Após 28 dias, os ratinhos foram pesados e houve medição de sua massa hepática e tecido adiposo. Os cientistas também verificaram os níveis de gorduras, colesterol e triglicérides, bem como leptina, que controla a fome, e adiponectina, que regula a síndrome metabólica.

Os ratos aos quais foi administrado SPP tinham peso corporal e massa hepática significativamente mais baixos, além de níveis menores de colesterol, de triglicérides e de hormônios de controle de lipídios. Os resultados sugerem que o SPP ajuda a ativar a supressão do apetite e controlar o metabolismo lipídico em camundongos alimentados com dietas ricas em gordura.

"Ficamos surpresos em como o SPP reduziu os níveis de moléculas de gordura nos ratos, o que parece estar ligado ao controle de moléculas de supressão do apetite", comentou o Dr. Ishiguro. "Estes resultados são muito promissores e fornecem novas opções para a utilização deste efluente em vez de descartá-lo. Esperamos que o SPP seja usado para o material alimentar funcional no futuro."

Notas dos editores
O artigo é "Effects of a sweetpotato protein digeston lipid metabolism in mice administered a high-fat diet", por Ishiguro et al. (doi:10.1016/j.heliyon.2016.e00201). Foi publicado na Heliyon, (2016), pela Elsevier.

Cópias deste material estão disponíveis para jornalistas credenciados sob pedido. Por favor contate or +31 20 485 2492.

Sobre a Heliyon
A Heliyon é uma revista online de acesso aberto da Elsevier que publica pesquisas originais de qualidade em todas as disciplinas. Todos os estudos da Heliyon estão disponíveis gratuitamente em Heliyon.com e ScienceDirect. A Heliyon também é indexada no Scopus e PubMed Central, o que garante que ela atinja o maior número possível de público relevante.

Sobre a Elsevier
Com 40 anos no Brasil, a Elsevier é líder mundial em soluções de informação e conteúdo que apoiam a educação superior e profissional, melhoram o atendimento hospitalar e auxiliam descobertas inovadoras em ciência, tecnologia e saúde, por meio do conhecimento que capacita aqueles que o utilizam. Fornece soluções digitais on-line, tais como ClinicalKey, e-volution, Student Consult e Expert Consult, ScienceDirect, SciVal, Scopus, entre outras. Também publica mundialmente mais de 33.000 títulos de livros e 2.500 edições de revistas científicas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS