Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

APM alerta sobre "semi-residências" e ressalta título de especialista

Desde o fim do ano passado, a Associação Paulista de Medicina e as outras entidades médicas estaduais estão criando uma campanha pela valorização do título de especialista, com o objetivo de esclarecer a população sobre o assunto.

É de conhecimento da APM que existem cursos de pós-graduação, autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), que se intitulam indevidamente como residência médica ou mesmo como “semi-residência”. Estes programas, de qualidade quase sempre duvidosa, prejudicam a percepção da população sobre os parâmetros para que um profissional seja considerado especialista.

“Temos que valorizar as residências e as sociedades de especialidades – que concedem os títulos com critérios bem estabelecidos e condizentes com a atividade médica. Cursos fora deste escopo tiram força das sociedades e permitem que qualquer unidade hospitalar possa dar um curso ao médico, mas sem a mesma dedicação que teria em uma residência”, avalia o diretor adjunto de Defesa Profissional da APM, Marun David Cury.

Esses cursos são, muitas vezes, ministrados por ensino à distância, com encontros presenciais em alguns fins de semana. Ou seja, não contam com conteúdo prático de atendimento nem de tutoria, como é preconizado para o bom ensino. E ao fim deles, alguns profissionais passam a se apresentar como especialistas para os pacientes ou mesmo recorrem à Justiça para pleitear o título de especialista.

A APM alerta a população que, para se intitular especialista em qualquer área, um médico precisa ter feito residência em um programa credenciado a alguma faculdade ou secretaria de Saúde, ou ser aprovado no exame das sociedades de especialidades após comprovar determinado tempo de serviço na área em questão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

Separador
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
Separador
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
Separador

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo

Notícias ::

Mais Itens ::

NEWSLETTER SEGS