Brasil,

Renovação Dos Conceitos E Práticas Da Medicina Intensiva Exigem Atualização

Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa está com inscrições abertas para a especialização

O atendimento ao paciente crítico feito por médicos capacitados em ambiente de terapia intensiva traz benefícios à recuperação e ao tratamento, melhora o fluxo de cuidado e otimiza recursos. Sendo assim, contar com profissionais que tenham habilidades e conhecimentos em Medicina Intensiva é um diferencial dentro da prática médica.

Para atender a esta demanda do mercado, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL), dentro de seu programa de pós-graduação, está com inscrições abertas para a especialização em Medicina Intensiva para Adultos.

No curso, os alunos participam de simulações práticas que antecipam as situações encontradas no exercício da profissão e se familiarizam com todo o processo de organização de uma terapia intensiva e seus aspectos de humanização. Segundo um dos coordenadores, o Prof. Dr. Leandro Utino Taniguchi, a constante renovação dos conceitos e práticas da Medicina Intensiva exigem atualizações na prática do manejo do paciente crítico. Por isso, essa atualização tecnológica é abordada com bastante ênfase ao longo da especialização.

Uma parte das atividades práticas é realizada em ambiente de simulação, para melhor fixação de conceitos e habilidades dos alunos. “Atividades em modelos animais são aplicadas para demonstração e discussão de determinadas patologias e procedimentos. Além disso, um treinamento teórico-prático na ultrassonografia do doente crítico está previsto para a próxima turma, uma vez que tal capacitação é necessária aos médicos intensivistas”, salienta Taniguchi.

Durante o curso, os alunos também adquirem conhecimentos de bioética, cardiologia, doenças raras e específicas no cuidado ao paciente grave e uso racional de anticoagulantes e hemoderivados. Ainda desenvolvem aptidão para analisar os índices prognósticos e a diagnosticar e tratar distúrbios de perfusão tecidual, de coagulação e fibrinólise, doenças pneumológicas, desnutrição, infecções, doenças neurológicas agudas, insuficiência renal aguda, doenças cirúrgicas e emergências endócrinas e associadas à gestação.

A pós-graduação em Medicina Intensiva também conta com a coordenação do Prof. Dr. Luciano Cesar Pontes Azevedo e é destinada a médicos que cuidam de pacientes críticos e desejam aperfeiçoamento no manejo dessa população.

Serviço:

Evento: Pós-graduação Medicina Intensiva para Adultos

Inscrições: Até 01/02/2017

Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa

Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP

Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/home

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Notícias ::

Mais Itens ::