Brasil, 16 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Linha de materiais didáticos para indivíduos com autismo lança Cartas de Conversação de Histórias Curtas

A aplicação dos princípios da Análise do Comportamento é a maneira mais eficaz para ensinar novas habilidades em indivíduos com autismo

O autismo é um transtorno caracterizado pelo atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem e alterações comportamentais. Apesar de ainda não existir cura, estudos científicos demonstram que com uma intervenção comportamental, sistemática e intensiva, as dificuldades podem ser minimizadas. Foi pensando no desenvolvimento das pessoas com autismo que a Stimulus criou materiais para facilitar a aplicação das técnicas e procedimentos de ensino fundamentados na Análise do Comportamento Aplicada (ou ABA Applied Behavior Analysis).

O novo material lançado pela empresa trata-se das Cartas de Conversação de Histórias curtas. “O material ajuda o aluno a desenvolver o repertório de responder perguntas sobre histórias. São 60 cartas contendo uma imagem representando uma narrativa com três perguntas de compreensão”, ressalta a psicóloga analista do comportamento e responsável pelos materiais, Priscilla Braide.

As histórias seguem uma hierarquia de dificuldade, sendo que as primeiras são mais curtas que as últimas e inclui ideias de jogos. “Os materiais foram desenvolvidos para ampliar o repertório verbal e habilidades básicas de aprendizes com autismo. Eles podem ser utilizados por pais, professores e, desde a intervenção precoce até o mundo social dentro e fora da escola. Sabemos que para o sucesso do tratamento, é essencial que os pais e a escola também implementem consistentemente os procedimentos de ensino e saibam como proporcionar um ambiente favorável para a aprendizagem do aluno com autismo”, conta Priscilla.

Os materiais estão disponíveis digitalmente ou fisicamente. O objetivo principal é facilitar a aplicação de estratégias para o ensino de habilidades básicas e verbais e aproximar, cada vez mais, o desenvolvimento da criança com autismo ao de uma criança típica de maneira efetiva e divertida.

ABA – UMA ABORDAGEM COMPROVADA

A Análise do Comportamento é uma ciência que se interessa pelo estudo das variáveis que afetam o comportamento. A aplicação dos princípios dessa ciência nos problemas socialmente relevantes é chamada Análise do Comportamento Aplicada ou ABA (Applied Behavior Analysis). Os primeiros estudos da ABA para o tratamento de pessoas com autismo foram realizados em 1961, e demonstraram que o

comportamento de crianças com autismo estava relacionado às mudanças ambientais explícitas. Esses estudos provaram que com cuidadosa programação das consequências, essas crianças poderiam ser ensinadas a responder apropriadamente aos aspectos da realidade.

A intervenção baseada nos princípios da ciência do comportamento é reconhecida como um tratamento seguro e efetivo e tem ajudado os indivíduos com autismo a desenvolver habilidades em todas as áreas do desenvolvimento, assim como diminuir os comportamentos problema quando presentes. “Apesar dos resultados variarem para cada indivíduo, a intervenção comportamental tem por objetivo maximizar o desempenho do aprendiz com autismo e pode ser usada para ampliar habilidades em todas as áreas do desenvolvimento, incluindo habilidades sociais e pensamento abstrato, por exemplo, atenção compartilhada e resolução de problemas”, finaliza.

Sobre a Stimulus

Fundada em 2012, a Stimulus Materiais de Ensino em ABA busca educar e inspirar profissionais, familiares e indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo.

Os materiais foram cuidadosamente desenvolvidos para facilitar a aplicação dos procedimentos fundamentados na Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para ampliar os repertórios dos aprendizes com autismo. Nossos produtos são ferramentas de ensino que ajudam os alunos a desenvolverem habilidades básicas e sociais, em casa e na sala de aula em todas as etapas do tratamento, desde a intervenção precoce até o mundo social dentro e fora da escola.

Mais informações: http://www.stimulusaba.com.br/

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::