Brasil, 22 de Fevereiro de 2019

+ F O N T E -

Prancha isométrica aumenta qualidade de vida

Exercício promove fortalecimento de músculos e consciência corporal.

Você tem interesse em enrijecer o abdômen e ao mesmo tempo amenizar aquelas dores nas costas que aparecem após um longo dia de trabalho? Estes e outros benefícios como o fortalecimento de músculos, aumento da consciência corporal e adequação da postura podem ser alcançados com a prática da prancha isométrica, exercício abdominal que envolve tronco, quadril e lombar. Esta prática é tradicionalmente realizada de barriga para baixo com as pontas dos pés e os cotovelos estendidos com as mãos apoiadas no chão. Mas, dependendo do objetivo e nível de condicionamento do praticante, esta fórmula pode ser alterada.

Segundo Eduardo Silva, educador físico e sócio proprietário do Espaço Ideal Fitness, o surgimento da prancha é incerto. Apesar de ser utilizada em modalidades como treinamento funcional e yoga, foi no Pilates que o exercício ganhou força. Além de ser realizada corporalmente em posição frontal e lateral, também pode ser feita com movimentos de braços e pernas. Todas estas opções permitem agregar acessórios. “O uso de alguns elementos pode facilitar ou dificultar a execução dos exercícios. Por isso, deve ser feita uma avaliação do nível de condicionamento do praticante antes de inseri-los”, afirma.

Ainda de acordo com o educador, os acessórios mais utilizados na prancha são a Bola Suíça ou como também é conhecida, Fit Ball, que aumenta o desafio do exercício, ocasionando instabilidade durante o uso.

Outro instrumento familiar aos praticantes é a Over Ball. Similar a uma bola de plástico de brincadeiras infantis, possui a finalidade de elevar o esforço dos músculos. Entre as ferramentas de auxílio na execução da prancha, está o ring toning. Este círculo flexível pode ser manejado tanto para dificultar a execução, como para facilitar, servindo de apoio para a sustentação do quadril durante a prática.

Para quem deseja executar a prancha, Silva recomenda manter um bom alinhamento entre pernas, quadril, tronco e cabeça. "O exercício pode ser praticado em casa, mas é importante tomar os cuidados necessários para que a realização não sobrecarregue algumas partes do corpo. Procure sempre a orientação de um profissional".

ADICIONE SEU COMENTÁRIO..::