Logo
Imprimir esta página

Prática conhecida como “Barbie Nose” serve de alerta para os abusos nas cirurgias plásticas no nariz

A rinoplastia, muitas vezes considerada a cirurgia dos sonhos, pode se tornar um pesadelo se não for realizada respeitando as particularidades de cada rosto

Criado na Turquia, o “Barbie Nose” se popularizou na Europa, nos EUA e na Coréia e já é procurada nos consultórios do Brasil. A técnica extrema de cirurgia plástica consiste em transformar o nariz em um modelo padronizado que se caracteriza por ser muito curto e arrebitado, como de uma boneca.

Apesar de estar em alta, médicos costumam recusar a realização desse tipo de procedimento devido aos riscos, já que tem potencial para complicações sérias. É o que alerta o cirurgião plástico Rodrigo Lacerda, membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery.

Segundo Lacerda, o “Barbie Nose” remodula toda a estrutura do nariz e é preciso, até mesmo, retirar enxerto da costela e da cartilagem da orelha para isso para o procedimento e sua reversão é quase impossível de ser feita, caso o paciente se arrependa. “Se você mexe muito no osso e na cartilagem, elementos que compõem a estrutura do nariz, ele perde o suporte. Além disso, o estreitamento massivo das narinas pode levar à obstrução nasal, causando dificuldade de respirar o que debilita os pacientes e impacta na qualidade de vida. Em vez realizar uma técnica tão arriscada, é mais vantajoso optar pela rinoplastia preservadora, que mantém as estruturas naturais do nariz o máximo possível, podendo ser associada à técnica tradicional (estruturada)”.

Além dos riscos, o cirurgião plástico explica que um nariz extremamente arrebitado e padronizado não costuma combinar com os diferentes tipos de rosto, deixando a face desproporcional. É papel do cirurgião plástico analisar individualmente qual formato de nariz é mais adequado ao paciente e, muitas vezes, contraindicar e se recusar a realizar um procedimento.

“É muito comum a pessoa vir com a foto do artista e dizer que quer ter aquele nariz, com aquela ponta e formato, mas geralmente o nariz que é bonito em uma pessoa fica em desarmonia com o rosto de outra. Quem tem o rosto comprido, por exemplo, precisa de um nariz que acompanhe esse formato, sendo maior verticalmente. Quem tem o rosto redondo não combina com nariz muito arrebitado porque acentua o formato da face”, explica.

Rinoplastia é campeã no Brasil

Durante os primeiros meses de 2022 (de janeiro a junho), o termo rinoplastia foi mais buscado no Google Trends, se comparado à lipoaspiração. No ranking de popularidade, que varia de 0 a 100 entre todos os temas buscados por brasileiros, a cirurgia plástica no nariz conquistou a média de 56 pontos, contra apenas 24 da retirada de gordura corporal. A tendência não é de hoje, já que em 2020, a rinoplastia foi a cirurgia plástica facial mais realizada no Brasil, de acordo com pesquisa da Academia Brasileira de Cirurgia Plástica da Face (ABCPF).

Sobre o médico

Rodrigo Lacerda é cirurgião plástico, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com título de especialização pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Atua no Hospital Mater Dei (referência entre os melhores hospitais do Brasil) e é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery. Já foi diretor-presidente do Hospital Lourdes em Belo Horizonte. Possui especialização em rinoplastia e cirurgia de face nos Estados Unidos, França, Espanha e Brasil. Atualmente, atende em clínica própria. Lacerda é O especialista, que é membro da International Society of Aesthetic Plastic Surgery


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto