Logo
Imprimir esta página

Narcisismo patológico: A epidemia “invisível”que afeta principalmente o Brasil

Narcisismo patológico: A epidemia “invisível”que afeta principalmente o Brasil

Neurocientista alerta para os perigos do uso de redes sociais e sua cultura em esconderem um narcisismo patológico

O Brasil já enfrentou diversas epidemias de dengue, zika, etc. Mas existe uma epidemia “silenciosa”, ocultada pela aceitação social, que afeta cada vez mais pessoas e compromete o comportamento e personalidade? Estamos falando do narcisismo patológico.

É para o que alerta o PhD neurocientista, mestre em psicologia e biólogo, Dr. Fabiano de Abreu Agrela, autor de diversos estudos publicados sobre o assunto, segundo ele, os índices de ansiedade e uso de eletrônicos no Brasil facilitam a instalação do que para ele, seria uma patologia e poderia ser considerada desde já uma doença.

"O narcisismo e forma exacerbada leva a sintomas que tornam-se psicopatologias que acarretam em sintomas físicos e levam, inclusive, à diagnósticos de ansiedade, depressão, trantorno bipolar, das personalidades dramáticas, entre outros. Tudo isso é consequência, porém a causa está no narcisismo patológico. A sociedade brasileira é a mais ansiosa do mundo, também a que mais passa tempo nas telas. A ansiedade leva a sensações de pendências que coloca o sujeito em uma atmosfera negativa de ameaça e o comportamento na rotina de redes sociais, é para conseguir recompensa e sair desta atmosfera, mascara o narcisismo patológico, tornando-o uma epidemia, normalizada pela aceitação, o perigo avança sem resistência.”

Há quem duvide da classificação do narcisismo como um transtorno, qualificando-o apenas como um traço de personalidade, no entanto, de acordo com o Dr. Fabiano de Abreu, o narcisismo patológico, principalmente por ser culturalmente aceito, representa um perigo para o futuro da sociedade.

“Na tentativa de impedir seu avanço, criando mecanismos mais salutares de exposição nas redes sociais. A recompensa instantânea, retira-o dessa sensação, mas torna-se viciante, iniciando um círculo vicioso acionando um gatilho interminável de dor e prazer, o processo molda o cérebro e acarreta em comportamentos que tornam-se culturais e desenvolvem a patologia.” Explica.

“Estamos falando de narcisismo patológico, que formata um cérebro e um DNA, que será passado de geração para geração,enraizado em comportamentos culturalmente aceitos porém trazendo consequências sérias para o futuro, promovendo psicopatologias futuras que se tornaram epidêmicas.”

O que é o narcisismo patológico?

O narcisismo é uma admiração e valorização extrema por si mesmo, no entanto, em níveis mais elevados, o comportamento torna-se uma patologia que gera um super auto-apego e necessidade de admiração e reconhecimento.

As pessoas que sofrem da patologia podem ser manipuladoras e abusivas com terceiros para conseguir aclamações, comumente usam de dissimulação para não passar a ideia de desequilíbrio, podendo dificultar a identificação do transtorno e até torná-lo socialmente aceito.

Sobre o Dr. Fabiano de Abreu

Dr. Fabiano de Abreu Agrela, é um PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat - La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE - Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto