Logo
Imprimir esta página

Mitos e Fatos sobre a Halitose

A halitose ainda gera muitas dúvidas no brasileiro, e existem vários mitos criados sobre esse assunto.

Mau hálito, halitose ou ‘bafo’ (pejorativamente falando são várias formas de se referir sobre a alteração no odor expelido pela boca e pelas narinas. Cerca de 32% dos brasileiros sofrem com a halitose, e a maioria não procura ajuda especializada para tratar o problema, por vergonha ou por pensar que não existe solução ou tratamento.

Segundo a Cirurgiã Dentista e especialista pelo MEC no tratamento do Mau hálito, Dra. Cláudia Gobor, “90% dos casos têm origem na boca e podem estar relacionados a alterações na quantidade ou na qualidade da saliva, provocando uma maior descamação bucal. As bactérias bucais se ‘alimentam’ dessa descamação, produzindo enxofre como resultado do seu processo digestivo, e isso dá ao hálito o tão característico cheiro de ovo estragado.”

Para ajudar a entender um pouco mais sobre halitose, foi separado um material com mitos e fatos sobre a doença:

Não há exames para detectar a halitose?

Mito, atualmente temos a disposição dois aparelhos que ajudam no diagnóstico correto, o Halimeter e o Oral Chroma, ambos medem os principais gases causadores da halitose, auxiliando também no tratamento do problema e na segurança do paciente durante esse período.

Quanto maior a demora para o diagnóstico maior o prejuízo para o paciente?

Fato, quanto mais postergado o diagnóstico correto e o início do tratamento, maios a possibilidade de agravamento da alteração de hálito e outras alterações bucais, além do problema social que a halitose causa como ansiedade, constrangimento e isolamento pessoal, social e profissional.

O beijo pode transmitir a halitose? É um problema contagioso?

Mito, o processo e as bactérias responsáveis pelo mau odor já existem no organismo e na boca da pessoa, o que faz com que não seja possível a contaminação por beijo ou qualquer outro tipo de contágio.

É possível ter halitose mesmo com uma boa higiene bucal?

Fato, é possível ter mau hálito mesmo com todo cuidado com a higiene, a halitose pode ser causada por outros problemas bucais imperceptíveis como sangramentos, alteração salivar, descamação ´e outros problemas fisiológicos como diabetes, alterações renais, entre outros.

Serviço: Dra. Cláudia Christianne Gobor

Cirurgiã Dentista especialista pelo MEC no tratamento da Halitose

Ex-Presidente da Associação Brasileira de Halitose e Atual Conselheira Consultiva


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto