Logo
Imprimir esta página

Dr. David Gusmão esclarece como identificar se você está sentindo dor na coluna ou no quadril

Dr. David Gusmão esclarece como identificar se você está sentindo dor na coluna ou no quadril

Fator de muitas dúvidas, é muito comum no momento da dor haver confusão entre estar sentindo um incômodo nas costas ou no quadril. Mas como saber quando a dor vem do quadril e quando vem da região lombar? O Dr David Gusmão, médico ortopedista especialista em quadril, nos ajuda a responder essa questão.

Segundo o especialista, a dor proveniente do quadril é uma dor localizada mais na região onde o tronco se une com a coxa, nessa região temos uma dobra de pele chamada de prega inguinal, que tem sua localização marcada usualmente ao vestirmos uma roupa íntima.

Apesar de serem bem diferentes, quadril e coluna são regiões próximas, por isso existem casos em que os sintomas se confundem. Isso ocorre porque muitas vezes é difícil até para o paciente identificar e apontar o local da dor. “É primordial entender que a dor na articulação do quadril muitas vezes não é sentida diretamente no local, na verdade, grande parte das doenças do quadril levam à dor que se direciona para a coxa, podendo chegar até os joelhos ou até mesmo na região inguinal e da virilha, bem no local de dobra entre a coxa e o tronco, mas essa dor pode indicar problemas mais complexos, como inflamação da articulação ou da bursa”, explica David.

Já quando a dor é de origem lombar, o ortopedista esclarece que em geral ao ir até o médico é comum o paciente demonstrar com as mãos o local da dor e colocá-las ligeiramente mais para a posterior em direção a coluna, porém com a posição das mãos próximas às costas, mostrando que a dor se inicia nesse ponto, mas que se irradia para os membros inferiores. O grande diferencial é que neste caso, de dor nas costas na região da lombar, seu início se dá mais alto e mais posterior do que quando ocorre a dor na articulação do quadril.

Além disso, as dores lombares tendem a piorar ao se passar muito tempo sentado ou no momento em que a pessoa se levanta desta posição. As sensações de queimação e ardência também estão mais associadas a problemas lombares, em especial, quando ocorrem na lateral da coxa com irradiação em direção ao joelho. Enquanto as dores do quadril tendem a piorar com movimento da coxa, como ao entrar e sair do carro, ao colocar meias ou sapatos, durante caminhadas e ao cruzar as pernas, ou seja, são sempre muito relacionadas ao movimento da coxa em relação ao tronco.

Gusmão indica um exame físico minucioso para trazer mais informações para o diagnóstico, pois é uma dor de difícil identificação na qual é até mesmo comum que o paciente mostre que ela está envolvendo a articulação do quadril com as duas mãos. “Para tratarmos corretamente o paciente o ponto mais importante é acharmos a fonte principal do problema e não apenas a consequência, pois com isso poderemos diferenciar se a dor provém de um local a distância, coluna, ou se realmente é da articulação do quadril", comenta Dr. David.

Mais informações podem ser obtidas pelas redes sociais do Dr. David Gusmão, como o Instagram @davidgusmao e o canal do Youtube https://www.youtube.com/user/davidgusmao.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto