Logo
Imprimir esta página

Você sabe qual a relação entre imunidade e a saúde bucal?

Especialista explica a importância do cuidado

A atenção com a imunidade está em alta, devido aos vírus, bactérias e outros microrganismos circulam pelo ar e podem nos infectar caso o sistema imunológico não esteja forte. Com isso, buscar ações para fortalecer o organismo se tornou uma prática imprescindível e constante. Porém, há cuidados e alguns pontos de atenção que muitas pessoas deixam de lado, relacionados à imunidade, como a saúde bucal que está diretamente relacionada a esse tema.

A cirurgiã-dentista, professora e coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Dra Cristiana Maria Bertozzo, explica que “O sistema imunológico possui a função de proteger nosso organismo contra agentes infecciosos, como as bactérias, vírus e fungos. A má alimentação, estilo de vida, fatores genéticos, uso de substâncias entorpecentes entre outros, podem desregular o desempenho. Quando o sistema imune fica enfraquecido, ocorre um favorecimento na proliferação dos agentes patógenos, podendo surgir gripes e resfriados e, no caso do meio bucal, podem surgir aftas, herpes e amigdalites”.

Uma higienização correta, hábitos saudáveis de alimentação e autocuidado, além das visitas periódicas ao dentista são práticas essenciais para manter a saúde bucal em dia. No entanto, por se tratar, principalmente de um cenário de pandemia, os cuidados com a saúde dos dentes, gengivas e línguas devem ser redobrados.

“A saliva também possui uma função de proteção, chamada de tamponamento. Responsável por manter o pH básico da cavidade bucal quando ingerimos alimentos ou bebidas mais ácidas. Essa capacidade tampão atua nos processos de desmineralização e de remineralização dos dentes, ajudando a impedir que sofram lesões como a cárie” destaca a especialista.

Sobre possíveis complicações, a Cirurgiã-Dentista compartilha que “As inflamações bucais não tratadas podem acabar por sobrecarregar o sistema imune, causando um desequilíbrio em seu funcionamento, acarretando o desenvolvimento de outras doenças como as cardiovasculares e a diabetes tipo 2. Existe uma interligação entre imunidade e saúde bucal, pois a baixa imunidade leva ao surgimento de patologias bucais e doenças bucais podem levar à desarmonia do funcionamento do sistema imune”.

Confira algumas dicas de higienização bucal para manter uma rotina saudável e segura:

- Higienize as mãos com água e sabão antes de realizar rotina de cuidado ou colocar as mãos em contato com a boca;

- Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (principalmente após as refeições e antes de dormir com calma), sem forçar a escova;

- Não compartilhe escova ou creme dentais;

- Caso algum membro da família esteja doente, troque as escovas de dentes após a recuperação;

- Realize a higienização das escovas com água corrente após cada uso;

- Utilize fio dental e enxaguante bucal;

- Beba bastante água e coma bastante frutas;

- Evite ingerir alimentos ácidos ou muito açucarados;

- Em caso de dores fortes, sangramentos ou urgências, procure seu dentista imediatamente

A Dra Cristiana reforça que a importância desses cuidados vão além da “A etiologia da baixa imunidade”, pois a mesma é multifatorial, devendo-se observar que além da alimentação (balanceada e com baixo consumo de açúcar), a manutenção da saúde bucal auxilia na diminuição da quantidade de agentes infecciosos circulando pelo organismo, prevenindo assim, o desenvolvimento de doenças. É imprescindível a boa higienização diária com escova, pasta dental com flúor e fio dental e a avaliação semestral com o cirurgião dentista que poderá verificar sinais de doenças bucais e tratá-las corretamente para que não venham a comprometer o sistema imunológico.”

Sobre a Anhanguera

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 829 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.221 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2,1 mil unidades parceiras, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright ©2002-2022 Clipping - Segs - Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto